Menu
Brasília

Estudantes de todo o Brasil disputam Festival Sesi de Robótica

O Distrito Federal participou da disputa com 154 competidores. A transmissão será realizada a partir das 10h, no canal Sou Robótica

Redação Jornal de Brasília

25/06/2021 17h24

Os trabalhos vencedores do maior torneio de robótica do Brasil serão premiados neste sábado (26). Os projetos fazem parte do Festival Sesi de Robótica, que em 2021 reuniu mais de 800 estudantes do ensino fundamental e médio de escolas Sesi, públicas e privadas de todo o país. O Distrito Federal participou da disputa com 154 competidores. A transmissão será realizada a partir das 10h, no canal Sou Robótica.

Em virtude da pandemia, o evento será realizado remotamente e apresentado pela jornalista Glenda Kozlowski. Os trabalhos serão classificados conforme as FIRST LEGO League Challenge (FLL), FIRST Tech Challenge (FTC) e F1 in Schools.

Como forma de chamar a atenção para a robótica, o Sesi convidou os influenciadores Rato Borrachudo e Ana Xisdê para a festa de premiação. Criador do maior canal de ciência do Brasil, o Manual do Mundo, Rato Borrachudo (Iberê Thenório) vai ensinar como montar um pequeno robô usando materiais improvisados em casa.

Ana Paula Cardoso, a Ana Xisdê, rompeu barreiras e tornou-se a primeira comentarista brasileira convidada a participar do evento oficial internacional de Overwatch, jogo lançado pela Blizzard. Jogadora assídua de League of Legends, Xisdê ganhou visibilidade ao garantir espaço e respeito no universo dominado por homens.

De acordo com o especialista em marketing de influência, Danilo Strano, nomes como o de Rato Borrachudo e Ana Xisdê, muito populares entre crianças e adolescentes, auxiliarão na divulgação da robótica, cujo mercado está em ascensão. Os influenciadores serão utilizados com o objetivo de despertar a atenção dos jovens para o tema robótica.

“O influenciador é o caminho mais curto para chegar até os jovens, para conversar com esse público e para estimular a sua participação no universo da robótica. O Sesi já consegue dialogar muito bem com os jovens e os influenciadores vem para pulverizar ainda mais essa comunicação, ultrapassando barreiras e alcançado além do público que já se interessa pela tema, mostrando que a robótica está cada vez mais presente no dia a dia e que todos podem ajudar no desenvolvimento desse mercado, cada vez maior e mais atrativo”, afirmou Strano.

Os estudantes serão premiados por categoria, conforme as modalidades inscritas, que vão das mais técnicas, como design, engenharia, desempenho e identidade visual dos robôs e carrinhos, as que reconhecem atributos das equipes e dos competidores, como motivação, core values e projeto social.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado