A edição 2010 da Gincana da Reciclagem teve início nesta segunda-feira (13), em nove escolas do Ensino Fundamental da rede pública do Plano Piloto. Durante um mês, os participantes recolherão garrafas pet, baterias usadas de celular, pilhas descarregadas, embalagens tetra pak e óleo usado de fritura. O material coletado pelas equipes será armazenado em bags, caixas coletoras e vasilhames instalados nas próprias escolas. A competição termina no dia 15 de outubro.
A abertura oficial da gincana ocorreu na manhã de domingo, no Eixão da Sustentabilidade, na Asa Norte. Juntos, a administradora de Brasília, Estela Oton, e o secretário de Educação, Marcelo Aguiar, deram a largada na competição.
As equipes são formadas por 22 participantes: 20 alunos, um diretor e um coordenador. Os finalistas serão agraciados em duas modalidades de premiação. A escola vencedora receberá uma lousa digital e cada integrante do grupo vitorioso, um celular Oi.
Durante o período de coleta, os alunos participarão de palestras e orientações sobre separação correta e reciclagem de lixo e também sobre o projeto Biguá, da Caesb, que aproveita óleo de fritura velho e transforma em sabão.
O projeto é da Administração de Brasília, em parceria com o Sebrae-DF e a Secretaria de Educação, por meio das Diretorias de Ensino do Plano Piloto e Cruzeiro, com apoio do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), da Secretaria de Esportes e da Caesb. A Oi operadora de celular patrocina a gincana.
Escolas participantes:
• Escola Classe 206 Sul
• Escola Classe 410 Sul
• Escola Classe 416 Sul
• Escola Classe 312 Sul
• Escola Classe 305 Sul
• Escola Classe 304 Sul
• Escola Classe 316 Norte
• CEF 04 de Brasília
• CEF 214 Sul