Menu
Brasília

Ameaçada, Esplanada dos Ministérios volta a ser fechada

Ainda de acordo com Cappelli, o efetivo de segurança pública está em mobilização total para proteger a capital

Geovanna Bispo

11/01/2023 12h12

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Após novas ameaças de atos antidemocráticos, a Esplanada dos Ministérios voltou a ser fechada na manhã desta quarta-feira (11), segundo o interventor federal da segurança pública do Distrito Federal, Ricardo Cappelli.

Ainda de acordo com Cappelli, o efetivo de segurança pública está em mobilização total para proteger a capital.

Na noite de ontem, a Advocacia-Geral da União (AGU) acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) sobre possíveis novas ameaças antidemocráticas e solicitou o reforço da segurança pública no DF.

“O direito a manifestação não se confunde com atentado a instituição democrática, com ataque ao patrimônio público e à democracia. A estes, o que tenho a dizer, é que a lei será cumprida. Eles serão tratados com o rigor da lei”, disse o interventor em coletiva de imprensa.

A conversa com os jornalistas ocorreu após uma reunião de emergência com representantes das Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e do Ministério das Relações Exteriores para debater um esquema especial de segurança para a capital. “Não há hipótese de se repetir na capital federal o que aconteceu”, garantiu.

Segundo a advocacia, terroristas organizavam um novo protesto na Esplanada dos Ministérios nesta quarta. A solicitação, feita ao ministro Alexandre de Moraes, pede a notificação das autoridades competentes, a identificação dos veículos envolvidos, a prisão de cidadãos que ocupem vias e bloqueio de contas no Telegram, principal aplicativo de mensagem utilizado para a disseminação de falas antidemocráticas.

Para proteger a capital, foram convocados para atuar policiais militares de oito estados, além da prorrogação da atuação da Força Nacional.

No último domingo (08), um grupo de contrários ao governo do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) invadiu e destruiu as sedes do Congresso Nacional e do STF e do Palácio do Planalto.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado