Depois do problema apresentado pelo ex-jogador Ronaldo Fenômeno no fim de sua carreira: o hipotireoidismo virou o assunto entre a população brasileira. Muitas pessoas estavam preocupadas em entender se havia necessidade do Fenômeno se aposentar por conta da doença. Endocrinologistas afirmam que a doença possui um mito folclórico. Os médicos contam que não há relação entre o hipotireoidismo e a obesidade. A doença, segundo os especialistas, pode dificultar a perda de peso, mas depois do início do tratamento, em até três meses, o metabolismo já volta ao normal.
De acordo com a professora de endocrinologia da Universidade de Brasília (UnB) Luciana Naves, quase nenhum dos obesos tem problema com a tireoide. Ela explica que apenas 15% das pessoas acima do peso apresentam problema com a glândula. “Ela (hipotireoidismo) não é causa de obesidade. Ela pode dificultar a perda de peso, mas a partir do momento que inicia o tratamento não tem esse problema”. Ela conta que a partir do segundo ou terceiro mês do início do tratamento tudo fica normalizado.
Luciana lembra que os outros sintomas como queda de cabelo, intolerância ao exercício físico, frio e cansaço terminam com o uso da medicação. A professora afirma também que o hormônio, quando tomado na dose adequada, não é considerado doping. O hipotireoidismo é o contrário de outro problema causado pela tireoide, o hipertireoidismo.
Leia mais na edição desta quinta-feira (17) do Jornal de Brasília