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Brasília

Escola em Taguatinga aplica prova do Saeb e mira resultados de excelência

Secretária de Educação visita escola para receber demandas e motivar os estudantes

Redação Jornal de Brasília

06/11/2025 21h35

aguinalda e helvia

A diretora do CEF 15 de Taguatinga, Aguinalda Luíza Souto, e a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, discutiram melhorias para a escola | Fotos: André Amendoeira/Ascom SEEDF

As avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), um dos principais indicadores da qualidade do ensino no país, estão em andamento nas escolas públicas do Distrito Federal. Na terça-feira (4), a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, visitou o Centro de Ensino Fundamental 15 de Taguatinga para acompanhar a aplicação das provas, ouvir a comunidade escolar e motivar os estudantes a buscarem um bom desempenho nos exames.

O sistema de avaliação é aplicado aos discentes do 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. Na terça, os conteúdos aplicados foram de língua portuguesa e matemática, já na quarta-feira (5), foi a vez de ciências da natureza e ciências humanas. No CEF 15 de Taguatinga, este conteúdo foi executado de forma demonstrativa para algumas turmas.

A secretária Hélvia Paranaguá, ao lado de servidores da Subsecretaria de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação (Suplav) e com a Coordenação Regional de Ensino (CRE) de Taguatinga, visitou a unidade escolar e acompanhou a aplicação da prova. Hélvia destacou como o resultado dessa avaliação pode auxiliar no trabalho que a Secretaria de Educação. “Incentivamos muito que os estudantes façam a avaliação, pois com os resultados podemos fazer as intervenções pedagógicas necessárias para melhorar a aprendizagem deles”. Ela destaca que a adesão dos discentes superou as expectativas. “Estamos muito felizes, porque a frequência está muito boa! A maioria das escolas está ficando acima de 80%”, reforçou.

Presente há mais de 35 anos na educação brasileira, o Saeb é aplicado tanto em escolas públicas quanto privadas. Os resultados ajudam a identificar desafios, avanços e a melhorar as políticas públicas educacionais.

Mudanças no ensino

A chefe da unidade de planejamento da oferta, avaliação, supervisão e busca ativa escolar da Subsecretaria de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação (Suplav), Vanessa Arruda, ressaltou a importância do Saeb para o planejamento escolar. “Historicamente o Saeb vem pautando as Secretarias em relação ao planejamento pedagógico. Quanto maior a participação das escolas, maior a transparência e fidedignidade dos dados para conseguirmos uma atuação mais assertiva”, diz.

Uma das novidades deste ano é a Portaria nº 435/2025, que trouxe mudanças significativas na aplicação do exame, como as avaliações do 5º e do 9º ano do ensino fundamental alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de mais recursos de acessibilidade como a prova em Braille e tempo adicional para os alunos do ensino especial.

“Incentivamos muito que os estudantes façam a avaliação, pois com os resultados podemos fazer as intervenções pedagógicas necessárias para melhorar a aprendizagem deles”Hélvia Paranaguá, secretária de Educação do DF

A diretora do CEF 15 de Taguatinga, Aguinalda Luíza Souto, afirmou que fez uma ampla divulgação com os estudantes, familiares e comunidade. As redes sociais da escola publicaram uma campanha que incluiu o slogan “Monte seu look Saeb”, “Lanche especial Saeb”, sorteios, brindes e passeios. Essas foram formas de incentivar a participação de todos os discentes.

“O Saeb tem feito um papel de feedback do trabalho pedagógico feito ao longo do ano. Aqui na escola, como só as turmas do 9º ano fizeram as provas, nós montamos um planejamento para que os estudantes do 8º ano treinassem também e não atrapalhassem a rotina da do turno vespertino”. 

A diretora de avaliação educacional da SEEDF, Giselle Xavier, reforçou a importância da aplicação da prova. “O Saeb ajuda em intervenções pedagógicas para vencer fragilidades e conquistar mais potencialidades. Estamos tentando conquistar uma cultura avaliativa no DF. Quando falamos em avaliação em larga escala, o aluno precisa entender por que tem essa avaliação e para quê. O intuito no final é a melhoria da qualidade da educação no país”.

Com informações da Agência Brasília

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