Menu
Brasília

Equipes intensificam o combate aos lixões irregulares em Ceilândia

Mais de 170 toneladas de entulho são retiradas de locais utilizados como pontos de descarte irregular, promovendo saúde e organização urbana

Redação Jornal de Brasília

24/10/2025 16h33

Foto: Divulgação/Administração Regional de Ceilândia

Foto: Divulgação/Administração Regional de Ceilândia

Com o apoio do GDF Presente, da Novacap e do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a Administração Regional de Ceilândia realizou nesta semana uma operação de limpeza e recuperação de áreas usadas indevidamente como pontos de descarte de entulho e resíduos. A ação prepara a cidade para as comemorações do Dia do Servidor Público, em 28 de outubro.

A iniciativa faz parte das ações permanentes de combate a lixões irregulares e de promoção de um ambiente urbano limpo e seguro para a população. Ao todo, foram retiradas mais de 170 toneladas de entulho das áreas afetadas.

As equipes percorreram diversos locais com acúmulo indevido de lixo e entulho, incluindo EQNN 3/5 (Ceilândia Norte), QNM 9 (Ceilândia Sul), Via P-5 abaixo da QNP 32 (Setor P Sul), QNN 11, QNN 14 – Área Especial (Ceilândia Norte) e QNO 18 (Expansão do Setor O). Foram removidos restos de obras, móveis velhos, galhadas, materiais descartados irregularmente e até animais mortos, transportados adequadamente para áreas licenciadas pelo SLU.

Limpeza e saúde

O objetivo da operação é eliminar pontos de descarte irregular e recuperar áreas públicas degradadas, que comprometem a paisagem urbana e oferecem riscos à saúde, servindo de abrigo para roedores, insetos e mosquitos transmissores de doenças, como a dengue.

“Estamos reforçando diariamente as ações de limpeza e fiscalização para combater esses pontos irregulares”, destacou o chefe de gabinete da Administração de Ceilândia, João Marcelo de Souza. “Além de melhorar o aspecto da cidade, essa medida é fundamental para proteger a saúde dos moradores e evitar problemas durante as chuvas.”

Morador do Setor P Sul, Osvaldo Oliveira Neto, de 52 anos, aprovou o trabalho e ressaltou os benefícios para a comunidade: “A gente percebe a diferença quando o local é limpo. Antes era muito entulho, lixo e até mau cheiro. Agora ficou tudo mais organizado, e isso ajuda a evitar bichos e até alagamentos quando chove.”

A Administração Regional reforça o pedido para que os moradores colaborem, evitando o descarte irregular e utilizando os aparelhos disponíveis na cidade. Denúncias podem ser feitas pela ouvidoria regional ou pelo telefone 162.

Com informações da Administração Regional de Ceilândia

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado