Com o apoio do GDF Presente, da Novacap e do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a Administração Regional de Ceilândia realizou nesta semana uma operação de limpeza e recuperação de áreas usadas indevidamente como pontos de descarte de entulho e resíduos. A ação prepara a cidade para as comemorações do Dia do Servidor Público, em 28 de outubro.
A iniciativa faz parte das ações permanentes de combate a lixões irregulares e de promoção de um ambiente urbano limpo e seguro para a população. Ao todo, foram retiradas mais de 170 toneladas de entulho das áreas afetadas.
As equipes percorreram diversos locais com acúmulo indevido de lixo e entulho, incluindo EQNN 3/5 (Ceilândia Norte), QNM 9 (Ceilândia Sul), Via P-5 abaixo da QNP 32 (Setor P Sul), QNN 11, QNN 14 – Área Especial (Ceilândia Norte) e QNO 18 (Expansão do Setor O). Foram removidos restos de obras, móveis velhos, galhadas, materiais descartados irregularmente e até animais mortos, transportados adequadamente para áreas licenciadas pelo SLU.
Limpeza e saúde
O objetivo da operação é eliminar pontos de descarte irregular e recuperar áreas públicas degradadas, que comprometem a paisagem urbana e oferecem riscos à saúde, servindo de abrigo para roedores, insetos e mosquitos transmissores de doenças, como a dengue.
“Estamos reforçando diariamente as ações de limpeza e fiscalização para combater esses pontos irregulares”, destacou o chefe de gabinete da Administração de Ceilândia, João Marcelo de Souza. “Além de melhorar o aspecto da cidade, essa medida é fundamental para proteger a saúde dos moradores e evitar problemas durante as chuvas.”
Morador do Setor P Sul, Osvaldo Oliveira Neto, de 52 anos, aprovou o trabalho e ressaltou os benefícios para a comunidade: “A gente percebe a diferença quando o local é limpo. Antes era muito entulho, lixo e até mau cheiro. Agora ficou tudo mais organizado, e isso ajuda a evitar bichos e até alagamentos quando chove.”
A Administração Regional reforça o pedido para que os moradores colaborem, evitando o descarte irregular e utilizando os aparelhos disponíveis na cidade. Denúncias podem ser feitas pela ouvidoria regional ou pelo telefone 162.
Com informações da Administração Regional de Ceilândia