Até agosto deste ano, os Comitês de Bacia – Paranoá, Maranhão e Preto – deverão se posicionar junto ao Conselho de Recursos Hídricos sobre a qualidade dos rios que pretendem para o DF. Enquadrar os rios é estabelecer objetivos futuros de qualidade da água na bacia, e as necessárias intervenções para o alcance das metas propostas. A cobrança pelo uso da água e a criação de agência de bacia também estão em discussão.
A decisão foi tomada durante reunião do Conselho de Recursos Hídricos, a Agência Reguladora de Águas (Adasa), e os Comitês de Bacia. No encontro ficou acertado a maior celeridade na implementação dos instrumentos de gestão dos recursos hídricos.
Estudos sobre as estações de tratamento de esgoto, responsáveis pela descarga de efluentes nos rios; o crescimento desordenado; o surgimento de novas malhas viárias, e até mesmo a disposição incorreta dos lixos são fundamentais para que os comitês tomem decisões sobre a qualidade dos rios.