Marina Cardozo, especial para o Clicabrasília
Foi preciso esperar uma semana para que a maioria dos brasilienses pudesse desfrutar do primeiro dia de sol da década. O tempo se abriu na maior parte do Distrito Federal na manhã de ontem, mas, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Sol já havia agraciado alguns pontos do DF na quinta-feira (6), como no Gama e Santa Maria.
Para quem esperava uma oportunidade de aproveitar os dias ensolarados, uma boa notícia: o tempo deve se abrir neste fim de semana. A meteorologista do Inmet, Maria das Dores Azevedo, afirma que o sol deve surgir com mais intensidade hoje e amanhã, mas a possibilidade de chuva não é descartada. “Embora a temperatura aumente nesses dias, pode chover a qualquer hora”, explica. Ela acrescenta que ainda não é possível prever quando os dias nublados darão lugar de vez aos ensolarados, característica mais aguardada do verão.
A meteorologista lembra que janeiro é o período típico de chuvas na capital federal. De acordo com Azevedo, os índices pluviométricos seguem a média do ano passado. Até sexta-feira (7), o índice de janeiro somou 94 milímetros. Para hoje e amanhã, a temperatura deve variar entre 17° e 28º – ou seja, as madrugadas prometem permanecer de frio. A umidade do ar segue variando entre 95% e 60%.
O bom tempo foi uma oportunidade para que muitos adeptos de atividades ao ar livre finalmente aproveitassem locais de lazer como o Parque da Cidade. O jornaleiro Nivaldo de Sousa, 53 anos, é frequentador assíduo há 22 anos. Mas ontem foi a primeira vez no ano que ele pode desfrutar das pistas de corrida. Ele e os amigos Alisson Almeida, 46, e Welington Araújo, 46, fazem parte do “grupo do meio dia”, amigos que usufruem do espaço todos os dias no horário do almoço. “Aproveitamos esse intervalo no trabalho para praticar atividades físicas”, diz Nivaldo.
Os amigos Manoel Natureza, 46 anos, e Luiz Rech, 51, não deixaram de jogar frescobol no Parque nem mesmo nos últimos dias chuvosos. “Estamos por aqui quase todos os dias. Nosso grupo é grande, participam homens e mulheres dos 7 aos 70 anos”, conta Manoel, corretor. Embalados ao som de rock, os amigos aproveitaram a manhã sem chuva.
No Parque Nacional não houve aumento no movimento nas piscinas da Água Mineral. De acordo com a administração do local, há poucos frequentadores desde o início do ano e, mesmo com a trégua das chuvas ontem, poucos se atreveram a desfrutar do parque. Mas teve gente que aproveitou o sol tímido para conhecer o ponto turístico. A assistente administrativa Sandra Machado, 45 anos, levou os sobrinhos pela primeira vez à Água Mineral. Pedro Henrique, 14 anos, e Carolina Pacheco, 12, viajaram de Pacajá (PA) para passar as férias em Brasília. “Por causa da chuva, nós estávamos há uma semana dentro de casa. Finalmente, quando o sol apareceu, aproveitamos para tomar um banho de piscina”, diz Sandra.
A piauiense Cleuma Barbosa, 35 anos, também conheceu a Água Mineral ontem. É a primeira vez da professora na capital federal. “Finalmente o tempo ajudou. Nesse fim de semana, se tudo der certo, vou visitar outros pontos turísticos”, conta.
Cuidados com a saúde
O céu encoberto e a ameaça de chuva não são motivos para descuidar da saúde. O dermatologista Ricardo Fenelon alerta que o cuidado com a pele deve ser mantido, principalmente quando se pratica atividades ao ar livre. Ele reforça que o protetor solar é indispensável em qualquer condição climática. “O tempo nublado disfarça a radiação solar, mas os raios atingem da mesma maneira e podem, inclusive, ocasionar queimaduras”, afirma. O dermatologista indica o uso de protetores de alta proteção e aqueles que apresentem um pouco de cor. “Estes protetores possuem um filtro físico, que refletem a radiação solar”, explica. No caso de exposição direta ao Sol, como em piscinas ou em atividades ao ar livre, a aplicação deve ser feita a cada duas horas – o suor propicia que o produto seja removido da pele rapidamente.
Mesmo com a alta umidade do ar dos últimos dias, em percentuais de até 95%, o especialista recomenda restrição ao uso de sabonetes, uma vez que o produto retira a oleosidade natural da pele. Fenelon indica o uso apenas uma vez ao dia. Ao banhar-se mais de uma vez em um mesmo dia, o recomendável é usá-lo apenas nas axilas, pés e na região genital. O dermatologista destaca, ainda, que a ingestão de muita água é necessária em qualquer estação do ano.
Outras recomendações:
* Evite a exposição ao sol entre 10h e 15h, horário de maior incidência dos raios UVA e UVB.
* Idosos precisam de cuidados redobrados com a pele: uso de hidratante é fundamental. A pele se resseca com mais facilidade.
* Banhos quentes devem ser evitados, mesmo em dias mais frios.
* Beba muito líquido. A água é o principal lubrificante da pele
Fonte: Ricardo Fenelon, dermatologista