A Emater-DF entregou, nesta quarta-feira (29), o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) à União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes Brasil). A entidade reúne mais de 1,5 mil cooperativas e associações de agricultores familiares em todo o país. Com o documento, a instituição passa a estar credenciada para representar comercialmente essas organizações no mercado nacional e internacional.
A presidente da Unicafes, Fátima Torres, destacou que o CAF é um passo importante para fortalecer a presença dos agricultores familiares nas grandes cidades.
“Nosso desafio é inserir produtos de agricultores familiares do interior nos mercados das grandes cidades. Com o documento, podemos facilitar o acesso das organizações a políticas públicas, como as compras institucionais”, afirmou.
Fátima acrescentou que o primeiro efeito prático do credenciamento será a participação da Unicafes na COP-30, em Belém (PA).
“Levaremos dez toneladas de produtos da agricultura familiar para comercialização nos estandes da conferência e participaremos de eventos apresentando produtos de todos os biomas brasileiros”, informou.
O presidente da Emater-DF, Cleison Duval, ressaltou a importância da parceria entre as instituições.
“Essa cooperação reforça o papel da extensão rural pública, que busca incluir o agricultor familiar no mercado e garantir alimento de qualidade na mesa dos brasileiros”, disse.
O que é o CAF
O Cadastro Nacional da Agricultura Familiar foi criado pela Lei nº 11.326/2006 e identifica os produtores familiares, assegurando acesso a políticas públicas de incentivo e apoio à produção, como linhas de crédito e programas de comercialização.
Com informações da Emater-DF