Menu
Brasília

Elena Herrera volta à Orquestra Sinfônica

Arquivo Geral

07/09/2010 14h41

A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) está sob nova regência. A nova maestrina é Elena Herrera, que já foi regente titular da OSTNCS, de 1996 a 1998.

Internacionalmente reconhecida por sua carreira na Pedagogia Musical e na Regência Orquestral, Elena acumula mais de 30 anos de experiência no Brasil e no exterior. Radicou-se no País em 1996, período em que veio a morar em Brasília.

Elena Herrera é natural de Cabaigan, em Cuba, e teve seu primeiro contato com a música na infância. Aos 18 anos, aluna de Filosofia e Letras na Universidade de Cuba, decidiu dedicar-se exclusivamente à música. Em 1970, já lecionava História da Música, na Escola Nacional de Arte de Cuba. Dois anos depois, formou-se em piano. Em 1978, iniciou seus estudos de regência com Olaf Kock, Jorge Lopez Marín e Manuel Cuzán.

Sua carreira como regente começou em 1980, à frente da Orquestra Sinfônica de Matanzas. Nesse ano, foi nomeada assessora nacional de prática de orquestra de música de câmara. De 1985 a 1992, ocupou o cargo de diretora geral da Ópera de Cuba e dirigiu montagens na Polônia e Espanha.

Em 1990, passou a ser diretora e regente titular da Orquestra Sinfônica de Matanzas e diretora musical da Ópera de Cuba. Seu repertório é vasto e variado, abrange todos os estilos e épocas, em especial romântico, pós-romântico, século XX e música latino-americana.

No Brasil, além da OSTNCS, teve sob sua batuta as Orquestras Sinfônicas da Universidade Estadual de Londrina, do Paraná, da Ceilândia, da Paraíba, Estadual de São Paulo e a Orquestra Sinfônica do Festival Internacional de Belém do Pará. Também comandou o Coral Sinfônico da Paraíba, o Coral de Brasília, o Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília.

Assumiu, ainda, o cargo de assessora musical da Secretaria de Educação do DF, na qual participou como fundadora e regente da Orquestra Sinfônica da Divisão Regional de Ceilândia, trabalhando na formação integral ética e musical de jovens músicos.

Além dos concertos, a maestrina tem especial interesse pela arte lírica e participou na regência de óperas em países como Cuba, Polônia e Espanha. Entre elas, destacam-se “Il Trovatore”, “Fausto“, “Macbeth”, “Nabuco” e “Rigoletto”.

Em 2007, Elena dedicou-se ao rádio. Trabalhou na Rádio Cultura FM, com a apresentação de dois programas semanais: “A Grande Música” e “Cultura Clássica”.

A última apresentação da maestrina Elena Herrera com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro foi em junho de 2009. No repertório, composições de Heitor Villa-Lobos, Francisco Mignone, Jules Massenet e Georges Bizet e a participação especial do solista Fábio Zanon.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado