Menu
Brasília

Eleição indireta terá segundo turno

Arquivo Geral

17/04/2010 9h34

Isabel Paz
isabel.paz@jornaldebrasilia.com.br

A votação será levada para segundo turno. De acordo com a sinalização do eleitorado – composto pelos 24 deputados distritais –, não há possibilidade de nenhum candidato alcançar maioria absoluta (13 votos) no primeiro turno. Os votos da oposição serão decisivos.

A pressão dos partidos na votação da eleição indireta é fundamental para a previsão dos votos. Se permanecer a composição dos blocos partidários, formados nas últimas 24 horas, a disputa em segundo turno será acirrada entre o governador interino Wilson Lima (PR) e o candidato do grupo contra o ex-governador Joaquim Roriz (PSC).

O eleitorado da oposição já é conhecido. Os quatro representantes do PT têm candidato próprio, que levará os votos em primeiro turno. Sem forças para chegar na reta final da disputa, esses votos devem migrar para o grupo anti-Roriz, que precisará dos petistas para eleger seu candidato.

Os partidos também fazem pressão para que seus correligionários apoiem o candidato do grupo contra Roriz. “É uma engenharia política muito grande”, disse Cláudio Abrantes, presidente do PPS. Segundo ele, o futuro político de muitos deputados depende da posição a ser adotada para essa situação excepcional, que deverá refletir os apoios na eleição de outubro.

Leia mais na edição deste sábado (17) do Jornal de Brasília.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado