Menu
Brasília

ECA completa 31 anos e ganha ação de conscientização no DF

Evento traz especialistas na área da infância e adolescência e é transmitido ao vivo pelo canal da Sejus – DF no YouTube, a partir das 14h

Redação Jornal de Brasília

13/07/2021 14h53

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) realizou, nesta terça-feira (13), uma ação para conscientizar a população sobra importância do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que completa 31 anos de existência. O evento, que ocorreu na Rodoviária do Plano Piloto, contou com a participação do mascote Sejuquinha, que tem o nome inspirado na sigla da pasta (Sejus). De forma lúdica, o personagem atraiu a atenção das crianças para convidá-las a participar de atividades sociais, no Distrito Federal.

“É fato, o Sejuquinha rouba a cena por onde passa, e ainda arranca sorrisos de crianças e adultos. As pessoas passam por perto, querem cumprimentar e saber o que tem por trás do personagem. Assim, de forma lúdica, a gente aborda uma quantidade maior de pessoas, e mostra a importância do ECA”, afirmou a secretária, Marcela Passamani, na estreia do mascote.

Ao longo do dia, a Sejus também vai desenvolver outras atividades sobre esta lei, como o encontro virtual “Diálogos ECA: Avanços e Desafios nos seus 31 anos – Temas Atuais”. O evento traz especialistas na área da infância e adolescência e será transmitido ao vivo pelo canal da Sejus – DF no YouTube, a partir das 14h.

E também, uma roda de debates com adolescentes do Comitê Consultivo do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA). Serão abordados com os jovens o uso seguro da Internet, ciberbullyng, cultura do cancelamento e envio não autorizado de imagens/nudes. O encontro está marcado para às 13h30, via Zoom Meet.

Segundo o subsecretário de Políticas para Crianças e Adolescentes da Sejus, Rodrigo Barbosa, o evento tem como objetivo aproximar as pessoas na discussão dos direitos das crianças e adolescentes, trazer questões profundas que permeiam o cotidiano desde casos de violência até o acompanhamento dos pais nas vivências do público infanto-juvenil na internet.

“Uma das maiores marcas da campanha, assim como de todas as outras que temos realizado, é a participação de adolescentes desde a construção do evento até a participação nas mesas. Isso fortalece muito a construção das políticas direcionadas a eles”, completa o subsecretário.

Políticas Públicas

A Sejus é a pasta responsável pela proteção e garantia de condições para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes do Distrito Federal. Atua em conjunto com o poder público local, federal e entidades da sociedade civil para implementar ações de promoção de direitos e de enfrentamento à violência.

Entre as ações destacam-se a central de denúncias “Ligue 125’; o apoio administrativo e de infraestrutura para os 41 Conselhos Tutelares do DF; a coordenação do Centro Integrado 18 de Maio para atendimento às vítimas de violência sexual; as políticas para a primeira infância e a execução do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado