Menu
Brasília

É o fim do DFTrans? Projeto de extinção é protocolado na CLDF

Willian Matos

15/05/2019 18h00

DFTrans

Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Da redação
[email protected]

Em um momento em que estudantes temem perda do Passe Livre Estudantil, foi protocolado nesta quarta-feira (15) Projeto de Lei para acabar com o DFTrans. O pedido é feito pouco tempo após o governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmar que iria extingui-los e passar a responsabilidade à Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF (Semob), sem custos adicionais.

Segundo o Executivo, a Semob assumiria as atribuições do DFTrans por meio de uma subsecretaria que ainda será criada. A pasta receberia
pessoal, materiais, acervo patrimonial, recursos orçamentários e financeiros do DFTrans. O Sistema de Bilhetagem (SBA) seria gerido pelo Banco de Brasília (BRB), que repassaria os devidos valores e processaria dados e informações gerais.

O SBA está no centro de um suposto esquema de corrupção que, segundo a polícia, pode ter desviado até R$ 1 bilhão dos cofres públicos. Ibaneis já chegou a afirmar que o DFTrans é uma “central de corrupção” e que acabaria com a autarquia “porque aquilo é um órgão que só tem dado trabalho à população, desrespeito”.

A declaração foi dada em março, quando milhares de passageiros exigiram explicações após não conseguir utilizar os cartões, algo que acontece rotineiramente no transporte coletivo de Brasília sob o comando do DFTrans.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado