Está oficialmente aberta a temporada de forró, quadrilhas e muitos pratos típicos brasileiros. O Distrito Federal já tem centenas de festas juninas marcadas ao longo do mês, desde as tradicionais até as recém-lançadas. E, neste ano, garante o vice-presidente regional da União Junina, Hamilton Tatu, a farra vai ser mais popular do que nunca. Isso porque as cerca de 50 quadrilhas da região estarão espalhadas em todas as cidades do DF. Ou seja, não vão faltar oportunidades de aproveitar os ritmos do evento.
“O grande diferencial este ano é justamente a preocupação em levar a festa para todas as comunidades do DF. Depois da criação da União, no ano passado, a gente percebeu a necessidade de fazer as coisas dessa forma. Queremos mesmo popularizar mais ainda este momento. Queremos dar vida às festas e às quadrilhas que já existem nas comunidades”, salienta.
Lar dos Velhinhos
Para quem não quer perder as graciosas bandeirinhas, a canjica e a apresentação das quadrilhas, um dos destaques é a Festa Junina no Lar dos Velhinhos Maria Madalena, nos próximos dias 13 e 14, no Núcleo Bandeirante. A organizadora do evento, Ana Paula Neris, garante que não vão faltar atrações para o público, a começar pelo show da banda brasiliense Imagem, com forró, sertanejo e axé.
“A gente vai ter até concurso de forró. Ou seja, vai ter diversão para todos os gostos”, destaca. Além disso, haverá, claro, comida variada. “Estamos preparando um cardápio que não inclui apenas a comida típica das festas juninas. Teremos também comida baiana, yakissoba e churrasco”, diz.
Toda a renda da Festa Junina do Lar dos Velhinhos é revertida para a instituição. O valor dos ingressos é de R$ 10. “O legal é que todos participam, incluindo os idosos. Temos um espaço só para eles, com os cuidadores. E muitos, eu garanto, ficam até o final da festa”, afirma a organizadora, que trabalha há oito anos no local.
Grupo representa o DF
De Brasília para o Brasil. A quadrilha Formiga da Roça, de São Sebastião, vai representar a capital este ano em várias competições País afora. Com o tema Do flagelo do Sertão aos Encantos de São João, o grupo pretende mostrar a seca que castiga parte do povo sertanejo. Os ensaios, que começaram em janeiro deste ano, resultaram no melhor das quadrilhas.
“Estamos indo agora, no dia 13, para Uberlândia (MG). E, no dia 27, para Rio Grande do Norte. Ainda vamos a Goiânia, onde acontece o concurso Centro-Oeste de Quadrilhas Juninas. Em todos esses locais, estaremos representando Brasília. O que, para nós, é uma honra”, diz o coordenador do grupo e dançarino, Patrese Ricardo.
Há 12 anos à frente da quadrilha, ele salienta que Brasília é uma das cidades com maior potencial para a dança, que precisa, essencialmente, de pessoas participativas.
“Como temos uma comunidade carente grande, a dança vem justamente no papel de resgatar essas pessoas antes que se entreguem, por exemplo, às drogas”, aponta.
