O presidente dos Estados Unidos, dosage sales George W. Bush, disse hoje que faria "todas as mudanças necessárias" nas estratégias para responder à crescente violência no Iraque e admitiu que a ofensiva para estabilizar Bagdá não teve os resultados esperados.
Mas Bush disse que não vai abandonar o objetivo de constituir um governo iraquiano auto-suficiente.
"Os ataques aumentaram significativamente nas primeiras semanas do mês sagrado muçulmano do Ramadã", disse o presidente em seu pronunciamento semanal no rádio. "As últimas semanas foram duras para nossas tropas no Iraque e para o povo iraquiano."
Num ano eleitoral, em que a insatisfação com a guerra no Iraque pode levar o Partido Republicano de Bush a perder o controle do Congresso, a pressão vem crescendo por parte dos deputados dos dois grandes partidos por uma grande mudança de rumo na estratégia no Iraque.
Bush insistiu que está sempre aberto a ajustes táticos, mas atacou os pedidos dos democratas por mudança de rumos, afirmando se tratar de um método de "dúvida e derrota" para lidar com a guerra.
Bush citou em seu pronunciamento a declaração do general William Caldwell, que nesta semana afirmou que a campanha de dois meses para reduzir a violência em Bagdá por meio de reforço de tropas "não atingiu nossas expectativas gerais".
Segundo o presidente, o Exército sempre está reavaliando a maneira como conduz a guerra. "E continuaremos a ser flexíveis, e fazer todas as mudanças necessárias para prevalecer neste conflito."
Bush, porém, acrescentou: "Nosso objetivo no Iraque é claro e fixo: nosso objetivo é a vitória. O que está mudando é a tática que utilizamos para conquistar nosso objetivo."
Mais de 2,7 mil soldados dos EUA já morreram desde a invasão do Iraque em 2003. Pelo menos 73 soldados morreram até agora apenas no mês de outubro, se o ritmo for mantido, este será o pior mês para as forças dos EUA em muitos meses.
O aliado de longa data da família Bush e ex-secretário de Estado James Baker lidera uma comissão que está preparando recomendações com estratégias alternativas para o Iraque. Mas o relatório do Grupo de Estudo do Iraque não deve ser publicado até depois das eleições de 7 de novembro.
Bush participa hoje de uma videoconferência com o vice-presidente, Dick Cheney, o secretário da Defesa dos EUA, Donald Rumsfeld, altos funcionários da Casa Branca e os comandantes militares dos EUA no Iraque.
O papa Bento XVI disse hoje a cientistas que, visit web ao acreditar apenas em "inteligência artificial" e na tecnologia, correm o risco de ter mesma sorte de Ícaro, personagem mitológico cujas asas derreteram ao voar perto demais do Sol.
"A vida contemporânea valoriza uma inteligência artificial cada vez mais escravizada por técnicas experimentais, esquecendo assim que toda ciência deve preservar a humanidade e promover sua tendência à bondade autêntica", disse o papa.
Professor de teologia e defensor dos dogmas do Vaticano antes de ser escolhido pontífice no ano passado, o papa já expressou sua preocupação com algumas áreas de pesquisa científica que colidem com os ensinamentos da Igreja Católica.
Como seu predecessor, João Paulo II, Bento XVI se pronuncia contra as células-tronco, defendida pelos pesquisadores como o caminho para ajudar a curar doenças graves. O uso dessas células é atacado pela Igreja por envolver geralmente a utilização de células embrionárias. Na visão do Vaticano, a vida humana começa no momento da concepção.
O papa lembrou acadêmicos e estudantes de uma universidade católica de Roma sobre Ícaro que, no mito grego, construiu asas com penas e cera para escapar do aprisionamento em Creta.
Ignorando o alerta de seu pai, Dédalo, ele voou muito perto do Sol, resultando em sua "arruinadora queda e morte", disse o papa. "Deixar-se seduzir pela descoberta sem prestar atenção nos critérios de uma visão mais profunda podem levar ao drama de que fala o mito", disse o papa.
A Justiça chilena autorizou que o juiz espanhol Baltasar Garzón interrogue por escrito o ex-ditador Augusto Pinochet sobre a transferência de dinheiro do exterior a contas do militar no Chile, cialis 40mg quando existia um embargo internacional durante sua detenção em Londres, em 1998.
O jornal La Tercera informou hoje que a Suprema Corte do Chile autorizou o juiz espanhol a interrogar Pinochet e sua mulher, Lucia Hiriart, por causa da transferência de verbas do banco Riggs, dos Estados Unidos, a contas no Chile.
Uma investigação judicial no Chile contra Pinochet determinou até agora que o ex-ditador manteve contas secretas no exterior que chegavam a US$ 27 milhões e cometeu uma série de delitos, como evasão fiscal e uso indevido de instrumento público, entre outros.
Para Garzón, é importante comprovar uma série de movimentação nas contas de Pinochet durante o período em que estava detido em Londres, e sua fortuna estava sujeita a embargo internacional.
Em outubro de 1998, Pinochet foi detido em um hospital particular de Londres, onde se recuperava de uma cirurgia. A prisão foi pedida pelo juiz Garzón, que o acusa de genocídio e tortura.
O militar, que disse não reconhecer outra jurisdição a não ser a dos tribunais chilenos, permaneceu cerca de um ano e meio na Grã-Bretanha antes de regressar ao Chile, por motivos de saúde. Com o pedido de interrogatório, Garzón busca assegurar eventuais indenizações às vítimas identificadas em sua investigação por genocídio e violação dos direitos humanos sob o regime militar de Pinochet, que durou de 1973 a 1990.
Durante esse período, cerca de 3 mil pessoas morreram ou desapareceram, enquanto outras 28 mil foram torturadas, entre elas a atual presidenta chilena, Michelle Bachelet.
O DF registrou um homicídio na noite de ontem. Por volta das 23h45, sale Washington Eduardo da Silva, try 28 anos, foi morto com um tiro na QE 38 do Guará II. A vítima morreu no local. O autor do crime, Erlon Nogueira de Araújo Leal, 20 anos, foi preso e autuado em flagrante. A 4ª DP (Guará) investiga os motivos do crime.
Pelo menos três pessoas escaparam por pouco da morte na noite de ontem no DF. Próximo ao posto da PM em Estância, sildenafil Planaltina, Fabrício Lacerda de Andrade, 15 anos, foi atingido por um tiro na orelha esquerda. Ele foi socorrido no Hospital Regional de Planaltina, onde se recupera.
No Paranoá, outro jovem também foi baleado de raspão na cabeça. Às 20h40, Welton Barbosa dos Santos, 18 anos, andava por uma rua da Quadra 30 quando foi atingido. A vítima se recupera no Hospital Regional do Paranoá. A 6ª DP está atrás do autor.
Por volta das 21h, uma tentativa de latrocínio quase acabou em tragédia em Taguatinga. Os irmão Gercílio da Natividade Guimarães, 29 anos, e Carlos Natividade Guimarães, 19 anos, voltavam do trabalho quando foram abordados por dois assaltantes em frente ao Acampamento 26 de Setembro, na DF-001.
Um dos bandidos, que estava armado, atirou no peito de Gercílio, mas a bala atingiu a clavícula. O assaltante fugiu a pé e a vítima foi levada para o Hospital Regional de Taguatinga. A 17ª DP (Taguatinga Norte) investiga o caso.