Jornal de Brasília

Informação e Opinião

Brasília

Do Grão à Xícara: aula sobre café no IFB

O evento vai dar destaque a extração do café especial orgânico, cultivado no Distrito Federal, que vem agregando valor econômico e desenvolvimento regional sustentável

Foto: Agência Brasil

No dia 11 de agosto, a partir das 10h, acontece a Aula Show IFB “Do Grão à Xícara”. O evento terá transmissão ao vivo e simultânea pela TV IFB.O evento vai dar destaque a extração do café especial orgânico, cultivado no Distrito Federal, que vem agregando valor econômico e desenvolvimento regional sustentável. E ainda a promoção da cultura, do lazer e da saúde, através de uma bebida, que é considerada uma das mais antigas consumidas pelo ser humano.

Na programação, o público vai vivenciar de casa, uma experiência gastronômica que vai percorrer desde o processo de plantio do café no campo até a degustação do sabor na xícara. Além disso, algumas outras surpresas estão previstas como o lançamento do Mapa Afetivo dos Cafés de Brasília, edição 2021.

Metodologia da Aula Show

“Do Grão à Xícara” é a primeira aula-show realizada pelos futuros profissionais do curso Técnico Subsequente em Eventos IFB/Campus Brasília e, conta com a parceria dos estudantes de Audiovisual do IFB/Campus Recanto das Emas, na produção de um documentário temático e, principalmente, com o conhecimento gastronômico do IFB Campus Riacho Fundo. Sendo assim, será uma aula completa com aspectos pedagógicos, tecnológicos e formativos, onde diferentes ramos de atuação profissional dos estudantes estarão inseridos em uma atividade multidisciplinar.

O evento caracteriza-se como um projeto multicampi do Instituto Federal de Brasília – e, todas as suas etapas e atividades contam com a realização por discentes e servidores dos campi IFB: Riacho Fundo, Recanto das Emas, Ceilândia, Planaltina e Brasília.

A proposta pedagógica aprovada pelo edital de extensão nº 16/21 RIFB compreende a realização de um evento digital em formato híbrido, com transmissão ao vivo pela TV IFB – canal do YouTube.

Lançamento da 2ª edição do Mapa Afetivo dos Cafés de Brasília

O Mapa Afetivo dos Cafés, edição 2021, será divulgado na ocasião e, vai apresentar uma versão atualizada com 60 locais para tomar um bom café e até mesmo conhecer fazendas produtoras no Distrito Federal. O mapa estará disponível impresso e também poderá ser acessado por QR Code após a realização da transmissão exclusiva.

Café “Terra Nativa” é prata da casa

E tem mais! Mário Cesar Bandeira Serra é empreendedor e proprietário da “Terra Nativa”, marca que hoje produz e distribui grãos de café no Distrito Federal. Como egresso do IFB/Campus Planaltina buscou na sua formação profissional a realização de seu sonho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No vídeo “Brasília Do Grão à Xicara”, de duração de dois minutos, será possível experimentar um pouco do cultivo a extração do café, na capital federal e seu benefício diário a sua população. A música tem um toque todo especial. Estudantes do IFB traduzem por meio da viola caipira a harmonia da terra e o bem servir.

O evento

A produção do evento será ao ar livre, no bistrô “Quanto Café”, localizado na asa norte – espaço que também faz parte do “Mapa Afetivo dos Cafés de Brasília”. Na abertura será apresentado o vídeo “Brasília do Grão a Xícara” com a narrativa do plantio, colheita, manuseio, torrefação, moagem e empacotamento do café.

O público que assistir a programação pela TV IFB poderá interagir e tirar dúvidas a qualquer momento sobre as propriedades do café, com especialistas que estarão no local do evento.

Mari Mesquita e Gustavo Araújo Pimentel são os baristas convidados que vão apresentar suas receitas com a especiaria e, toda mediação será feita pela professora Dra. Ana Paula Jacques, da área de Gastronomia do IFB.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Agende aí!
Aula Show IFB: Do Grão à Xícara 11 de agosto, a partir das 10h
Transmissão pela TV IFB no canal do You Tube com interpretação simultânea de Libras
Inscrições já abertas e gratuitas – participação livre em: https://www.even3.com.br/dograoaxicara/
Vagas ilimitadas com certificado do evento.






Você pode gostar