Menu
Brasília

Distrito Federal institui Dia do Gengibre

A nova data oficial reconhece a importância econômica e cultural da cadeia produtiva da raiz no DF, que movimentou mais de R$ 27,7 milhões em 2025.

Redação Jornal de Brasília

12/06/2026 17h50

Foto: Divulgação/Emater-DF

Foto: Divulgação/Emater-DF

A governadora Celina Leão promulgou na quinta-feira (11) a Lei nº 7.906/2026, que institui o Dia do Gengibre no Distrito Federal. A partir de 2027, a data será celebrada anualmente em 15 de maio.

A medida reconhece a importância econômica, cultural e gastronômica da cultura no DF. Segundo o texto, a cadeia produtiva movimentou mais de R$ 27,7 milhões em 2025, com comercialização de quase duas mil toneladas no último ano.

Atualmente, são 33 produtores em todo o Distrito Federal, sendo 30 em Vargem Bonita. A cultura ocupa 19,4 hectares na capital.

O presidente da Emater-DF, Cleison Duval, afirmou que o reconhecimento fortalece uma cadeia produtiva construída ao longo de décadas e valoriza o trabalho das famílias produtoras. Já a gerente do escritório da Emater-DF em Vargem Bonita, Claudia Coelho, disse que a conquista simboliza pertencimento, reconhecimento e novas oportunidades para o futuro do campo no Distrito Federal.

A produção de gengibre em Vargem Bonita também se relaciona à trajetória de famílias descendentes de japoneses que ajudaram a construir a identidade agrícola da região. Segundo Cláudia Coelho, a atividade começou voltada principalmente ao consumo das próprias famílias, mas ganhou caráter comercial com apoio da assistência técnica e a identificação do potencial de mercado da cultura.

Com informações da Emater-DF

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado