Menu
Brasília

DF ultrapassa a marca de 250 mil luminárias de LED

Distrito Federal já conta com quase 259 mil luminárias de LED, com previsão de alcançar 100% em breve

Redação Jornal de Brasília

25/08/2025 16h21

Foto: Divulgação/CEB IPes

Foto: Divulgação/CEB IPes

A CEB IPes alcançou um marco significativo na modernização da iluminação pública do Distrito Federal. Até o momento, foram instaladas 258,9 mil luminárias de LED, o que representa 80% do total do parque de iluminação do DF, composto por aproximadamente 320 mil pontos de luz.

“Estamos cada vez mais próximos da meta de 100%, e isso é extremamente gratificante. A iluminação pública de qualidade é um compromisso da CEB e do Governo do Distrito Federal com toda a população”, destacou Edison Garcia, presidente da CEB IPes.

Com o objetivo de substituir integralmente as luminárias antigas, faltam agora pouco menos de 65 mil unidades para que a modernização seja concluída. Somente em 2025, 108 mil novas luminárias de LED foram instaladas em todas as regiões administrativas.

O Plano Piloto lidera o ranking de instalações no ano, com cerca de 16 mil luminárias instaladas, reflexo da alta demanda por manutenção e do volume de ocorrências de furtos de cabos e equipamentos. Em seguida aparecem Ceilândia, com 15 mil unidades; Taguatinga, com 8,7 mil; Planaltina, com 8,5 mil; e Gama, com 7,6 mil pontos convertidos.

Mais qualidade e segurança

Além da economia de energia, a substituição para tecnologia LED proporciona melhor qualidade na iluminação das vias públicas, maior durabilidade dos equipamentos, redução nos custos de manutenção e impacto positivo na segurança, principalmente em áreas de grande circulação e vulnerabilidade.

O processo de modernização ocorre de forma contínua, com equipes trabalhando 24 horas por dia, inclusive em finais de semana e feriados, para acelerar a execução e atender às demandas da população.

Segundo Mauro Landim, diretor de Modernização da CEB IPes, os projetos são planejados com critérios técnicos e estratégicos, considerando o tipo de luminária adequado para cada localidade, o fluxo de veículos e pedestres e o índice de ocorrências de falhas ou furtos. “Nosso planejamento é feito por tipologia de luminária e com foco na agilidade da execução. A ideia é maximizar o atendimento à população com eficiência, otimizando recursos e garantindo durabilidade ao novo sistema”, afirma.

Com informações da CEB IPes

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado