Menu
Brasília

DF terá Rota LGBT para indicar estabelecimentos de Orgulho

O objetivo é traçar um mapa colorido com indicação de serviços, lazer e turismo que acolham a comunidade com atendimento humanizado

Marcus Eduardo Pereira

13/08/2021 19h56

Para celebrar o respeito e a diversidade no Distrito Federal, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), em parceria com a Secretaria de Turismo (Setur), abriu nesta sexta-feira (13) as inscrições para o Guia Friendly LGBT, que visa habilitar estabelecimentos que compartilham o orgulho na capital, em uma Rota LGBT. O objetivo é traçar um mapa colorido com indicação de serviços, lazer e turismo que acolham a comunidade com atendimento humanizado. As inscrições seguem até o dia 02 de setembro, no site da Setur.

“Queremos estimular os estabelecimentos a compartilharem o respeito, o amor e a empatia na cidade. Por isso, nós pedimos a colaboração da iniciativa privada nesta construção da Rota LGBT. Nós acreditamos que o atendimento humanizado é uma das formas de se combater a violência, o preconceito e a discriminação, que afetam essas pessoas diariamente”, destaca a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

Os interessados em participar da seleção devem preencher o termo de compromisso (disponível no site da Setur) e enviar logomarca, duas fotos da empresa e outras duas do produto. Os arquivos deverão ser encaminhados em PNG ou JPEG ao endereço eletrônico [email protected] com o assunto: Rota LGBT de Brasília.

O material será produzido tanto pela Sejus quanto pela Setur, pastas responsáveis pelas pautas LGBT e turismo, e trará orientações para hotéis, agências de viagens especializadas em congressos, transportadoras aéreas e terrestres, assim como o setor gastronômico e outros equipamentos voltados ao turismo.

“A rota LGBT Brasília vem fortalecer o lugar que é só nosso: a capital do Brasil. Assim, somos a capital de todos os brasileiros. Estaremos de asas abertas para receber com respeito, com acolhimento e alegria a população LGBT que queira nos visitar e conhecer uma cidade muito além do concreto”, declarou a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça.

Ainda de acordo com a Setur, a rota chega para fortalecer as demais políticas públicas desenvolvidas pela pasta para ressignificar o turismo na capital, como a criação do Cerrado do Rock, da Paz, a Cultural, da Diversão, Fora dos Eixos, dentre outras.

“A cor dessa cidade sou eu”

Segundo os dados do IBGE, no ano de 2020 a população formada por pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais autodeclaradas, alcança, em média 10%, sem contar com pessoas Trans, dentre outras nuances de gênero e sexualidade. Transformando esse dado em números, existem no mínimo, quase 22 milhões de pessoas LGBT no Brasil, um número bastante expressivo para o comércio e o turismo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado