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Brasília

DF renova frota de ônibus e aposta em tecnologia para transformar mobilidade urbana

GDF inicia entrega de 444 ônibus; Aplicativo com GPS em tempo real, veículos menos poluentes e expansão do BRT são pilares da nova fase do transporte público

Daniel Xavier

29/07/2025 23h54

Foto - Renato Alve/Agência Brasília

Foto – Renato Alve/Agência Brasília

Brasília deu mais um passo em direção à modernização do transporte coletivo. Na manhã desta terça-feira (29), o Governo do Distrito Federal (GDF) apresentou os primeiros 50 ônibus de um total de 444 novos veículos que começarão a circular nas próximas semanas. A entrega simbólica foi realizada na faixa central do Eixão Sul, acompanhada do lançamento do aplicativo DF no Ponto, ferramenta gratuita que promete facilitar o dia a dia dos usuários com informações em tempo real sobre linhas, horários e localização dos coletivos.

Presente ao evento, o governador Ibaneis Rocha destacou que a mobilidade urbana deixou de ser um dos principais problemas da cidade graças aos investimentos constantes em infraestrutura e tecnologia. “No início do nosso governo, a mobilidade aparecia como o terceiro maior problema do DF, atrás apenas de saúde e segurança. Hoje, mal se fala disso. Renovamos contratos, combatemos fraudes do antigo DFTrans e estamos entregando uma frota moderna, eficiente e sustentável”, afirmou. Segundo o governador, a meta é renovar 100% dos ônibus até o fim do mandato, sem repassar custos para o usuário.

A renovação da frota será feita de forma escalonada até 2026, beneficiando principalmente regiões que enfrentam crescimento acelerado da população, como Itapoã, Paranoá, São Sebastião, Gama e Santa Maria. “Esses veículos não são apenas uma substituição, eles representam ampliação da capacidade de atendimento. São ônibus com tecnologia de ponta, que reduzem em até 80% a emissão de poluentes e trazem mais segurança, acessibilidade e conforto”, destacou o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.

GDF em ação

Do total adquirido pela Viação Pioneira, 419 ônibus irão substituir veículos antigos e outros 25 serão incorporados à frota para reforço de linhas. A expectativa é que os primeiros entrem em operação já em agosto. Segundo o GDF, cerca de 350 mil passageiros serão diretamente beneficiados. Além de elevadores para acessibilidade e sistemas de câmeras, os novos ônibus seguem o padrão Euro 6 de emissões, que reduz em até 80% a emissão de poluentes. Os transportes possuem portas com acionamento elétrico e sistema antiesmagamento, além de desligamento automático em marcha lenta, um ganho também na economia de combustível.

Além do investimento nos ônibus, o GDF também avança na ampliação de outros modais. Estão em andamento a expansão do metrô de Samambaia e os preparativos para as obras em Ceilândia, que devem beneficiar mais de 100 mil passageiros por dia. Também foi lançada a licitação para a conclusão do BRT Sul, entre Santa Maria e o ParkShopping, projeto que interligará com o BRT Oeste e garantirá mais fluidez ao transporte na região sul do DF.

De acordo com Ibaneis, os projetos de mobilidade fazem parte de uma reestruturação mais ampla da infraestrutura do DF, que inclui a concessão da Rodoviária do Plano Piloto, a construção da terceira faixa da BR-020 em Planaltina e novos viadutos. “Queremos que a população chegue mais cedo em casa e no trabalho. Isso é qualidade de vida. Transporte não é só deslocamento, é tempo, é saúde mental e economia”, pontuou.

Mais tecnologia 

Outro destaque do pacote de melhorias foi o lançamento do aplicativo DF no Ponto, já disponível para Android e iOS. A plataforma traz funcionalidades como o planejador de rotas, consulta de horários, alertas operacionais e até espaço para sugestões e críticas dos usuários. A Semob também começou a testar QR Codes em pontos estratégicos da cidade — por meio da câmera do celular, é possível saber em tempo real quando o próximo ônibus chegará. “O aplicativo é gratuito, sem anúncios, e não vai impactar em nenhum aumento de tarifa. A passagem continua congelada, com uma das menores médias do Brasil, R$ 3,94”, reforçou o secretário Zeno Gonçalves. “Esse é um serviço que dá previsibilidade ao passageiro. Em vez de esperar sem saber, agora ele poderá planejar a viagem com mais eficiência”, finalizou o secretário.

Ibaneis também criticou a ausência de investimentos em mobilidade nos governos anteriores. “Estamos retomando obras que estavam no papel desde 2012. Os corredores exclusivos, o BRT Norte, o terminal da Asa Norte e os eixos viários como a terceira faixa de Planaltina são fundamentais para que o transporte público seja, de fato, uma prioridade”, destacou.

Foto - Renato Alve/Agência Brasília
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Foto: Daniel Xavier
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Foto: Daniel Xavier
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