Menu
Brasília

DF poderá ter drive-thru de doação de sangue

Com o objetivo de aumentar o estoque de sangue do Hemocentro de Brasília, o deputado distrital Eduardo Pedrosa (PTC) fez uma sugestão ao Governo do Distrito Federal (GDF)

Guilherme Gomes

08/04/2021 10h11

Para marcar o Dia Mundial do Doador de Sangue, Ministério da Saúde lança campanha de doação de sangue, no Hemocentro de Brasília

Com o objetivo de aumentar o estoque de sangue do Hemocentro de Brasília, o deputado distrital Eduardo Pedrosa (PTC) fez uma sugestão ao Governo do Distrito Federal (GDF). A ideia é implantar um sistema de drive-thru, em um local de fácil acesso para ajudar a melhorar os níveis dos estoques de sangue.

“A doença afastou os doadores e reduziu drasticamente os níveis dos estoques de sangue em todo o Brasil. Apesar dos hemocentros estarem preparados para receber as pessoas em condições seguras, o medo de se contaminarem no deslocamento ou ambiente hospitalar afastou os doadores”, explica o deputado distrital Eduardo Pedrosa (PTC).

Eduardo Pedrosa durante sessão na CLDF. Foto: CLDF

O parlamentar lembrou que mesmo com a pandemia, os hospitais seguem com atendimentos normais, para acidentes e outras necessidades de saúde. Oferecer uma alternativa segura e de fácil acesso aos doadores pode ser a solução para reabastecer os estoques do Hemocentro.

A presidente da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), Bárbara Simões, disse que as pessoas devem ter em mente que doar sangue é essencial. “Não existe nada que possa substituí-lo. Neste momento de pandemia, como a demanda por sangue não diminuiu, é importante que as doações também não diminuam”, afirmou.

“A organização de pequenos grupos de doação é importante para que o Hemocentro continue desempenhando seu papel durante a pandemia. Com as campanhas de doação, conseguimos mobilizar várias pessoas ao mesmo tempo, encorajando até mesmo aqueles que tinham medo de doar”, disse Bárbara Simões.

Quem pode doar sangue ?

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Para evitar aglomerações, os doadores devem agendar atendimento por meio do site ou pelo telefone 160, opção 2.

O candidato à doação será avaliado por profissionais de saúde para verificar se está apto a doar. Vale ressaltar que o doador deve ser sincero ao responder as perguntas feitas durante a triagem! Não omita informações importantes, pois disso depende a segurança do doador e do receptor.

Dormir pelo menos seis horas, com qualidade, na noite anterior à doação, não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não fumar duas horas antes da doação também são recomendações.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado