Menu
Brasília

DF participa de pesquisa sobre hábitos de vida

Arquivo Geral

14/01/2009 0h00

Brasília é uma das capitais que participam da pesquisa nacional Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2009), see promovida pelo Ministério da Saúde. O objetivo é fazer um levantamento dos hábitos de vida da população, destacando os fatores de risco e de proteção para as doenças crônicas. No DF, serão aplicados dois mil questionários, por telefone, a partir de 12 de janeiro.


As informações obtidas servirão de base para as políticas de saúde a serem adotadas. Não serão feitos questionamentos de cunho pessoal, que identifiquem o entrevistado, como nome, endereço, CPF e outras informações afins. Os entrevistadores estão autorizados a perguntar somente o sexo, altura, peso e idade.


O estudo vem sendo feito há quatro anos e norteia as ações do Ministério em relação ao monitoramento, controle e ações em saúde pública. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um pequeno conjunto de fatores de risco responde pela grande maioria das mortes por doenças crônicas não transmissíveis. Dentre esses fatores, destacam-se o tabagismo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, a obesidade, consumo excessivo de gorduras saturadas de origem animal, a ingestão insuficiente de frutas e hortaliças e a inatividade física.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado