A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou, nesta quinta-feira (18), o registro de mais 25 casos de varíola dos macacos na capital em três dias. No total, os números já chegam a 143.
Segundo o boletim divulgado pela pasta, na última segunda-feira (15), os casos confirmados estavam em 118.
Desse total, 138 são homens e cinco são mulheres. Além desses, 126 ainda estão em investigação e 215 já foram descartados pela secretaria.
Todos os casos confirmados, de acordo com a saúde, são de pessoas com 18 anos ou mais.
A Monkeypox, nome da doença em inglês, trata-se uma doença viral em que a transmissão pode ocorrer por meio do contato com o animal ou com o humano infectado.
A transmissão entre humanos pode ocorrer com o contato direto com secreções respiratórias, lesões de pele ou fluidos corporais de uma pessoa infectada. A infecção também se dá a partir do contato com superfície ou objetos recentemente contaminados. Os principais sintomas são febre e erupção cutânea, mas as pessoas também podem apresentar calafrios e linfadenopatia – inchaço em pequenas glândulas, especialmente em regiões perto do pescoço.
A doença não tem, na maioria dos casos, consequências graves. No entanto, o melhor caminho é o esclarecimento e a prevenção.