Menu
Brasília

DF 360º é apresentado a comerciantes e amplia monitoramento em Ceilândia

Plataforma integra câmeras públicas e privadas para reforçar a segurança na região e também foi apresentada ao setor produtivo local.

Redação Jornal de Brasília

08/06/2026 13h39

celina

Celina Leão incentivou que empresários de Ceilândia adiram à plataforma 360º: “Só na última semana, mais de 12 mil câmeras foram incorporadas, ampliando a capacidade do Estado em tecnologia, fiscalização e segurança” | Fotos: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília

A plataforma DF 360º — Segurança Integral foi apresentada nesta segunda-feira (8) em Ceilândia, na praça do Restaurante Comunitário DJ Jamaika, durante agenda da governadora Celina Leão. Desenvolvida pela Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF), a ferramenta integra câmeras públicas e privadas para auxiliar no acompanhamento de ocorrências pelas forças de segurança.

Na ocasião, Celina Leão detalhou o funcionamento do sistema e incentivou a adesão de comerciantes da região. Segundo ela, a iniciativa tem ampliado o monitoramento e, na semana passada, foi assinado um convênio com a Secretaria de Saúde. A governadora também afirmou que o governo prepara um decreto para tornar obrigatória a integração dos órgãos ao sistema.

De acordo com as informações apresentadas, em três meses a SSP-DF incorporou 320 câmeras de órgãos públicos e 321 de entidades privadas à plataforma, além das 1.402 câmeras da própria pasta. Atualmente, o sistema conta com 2.403 câmeras. O acordo entre as secretarias de Segurança Pública e de Saúde permite o monitoramento integrado de imagens e dá à segurança pública acesso a cerca de 12 mil câmeras instaladas nas unidades de saúde do DF.

A plataforma funciona a partir do registro das ocorrências no Centro de Operações da Polícia Militar do DF (Copom). Até 30 segundos depois do acionamento, os casos aparecem em um mapa e o sistema faz automaticamente a triangulação, acionando as câmeras mais próximas, em um raio de até 1 km, para acompanhamento em tempo real.

No mesmo dia, a governadora também se reuniu com representantes do setor produtivo de Ceilândia, na sede da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ceilândia (Acic), no Setor M. O encontro reuniu representantes do comércio, da indústria e de serviços da região e apresentou demandas ligadas ao ambiente de negócios, infraestrutura urbana, segurança e desenvolvimento econômico.

Criada em 1977, a Acic reúne mais de 500 empresas e atua na representação e capacitação de empresários, comerciantes e prestadores de serviços de Ceilândia. A reunião ocorreu durante a passagem do programa GDF na Sua Porta pela região. Na abertura da edição, em 1º de junho, o governo anunciou R$ 30 milhões em obras e serviços para a região administrativa, com ações em infraestrutura urbana, mobilidade, lazer, zeladoria, regularização fundiária e saúde.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado