Jornal de Brasília

Informação e Opinião

Brasília

Detran vai liberar marcação de provas de direção nesta quarta (14)

O retorno dos exames práticos está marcado para o próximo sábado (17). As provas teóricas voltarão a ser aplicadas na segunda-feira (19)

Foto: Agência Senado

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) informou que vai vai liberar as marcações para as provas teóricas e práticas de direção veicular, a partir das 10h desta quarta-feira (14). Além disso, o órgão lembrou que o retorno dos exames práticos está marcado para o próximo sábado (17). As provas teóricas voltarão a ser aplicadas na segunda-feira (19).

Até o dia 30 de abril, serão disponibilizadas 3.048 vagas para exames teóricos e 2.655 para exames práticos. A fim de diluir o quantitativo de vagas e reduzir o fluxo de pessoas, o Detran vai organizar três bancas práticas aos sábados.

As bancas examinadoras teóricas e práticas estavam suspensas desde o dia 22 de março, em razão do descumprimento das medidas de segurança, por parte de candidatos e acompanhantes que teimavam em provocar aglomerações nas áreas adjacentes aos exames.

“Entendemos a necessidade da população e dos setores envolvidos no processo de habilitação e, por isso, vamos retomar os exames. Mas esperamos contar com a consciência de todos no cumprimento das medidas de segurança necessárias nesse momento de pandemia que estamos vivendo”, destaca o diretor-geral do Detran, Zélio Maia.

O retorno das atividades está condicionado ao cumprimento de algumas medidas para evitar aglomerações e reduzir o tempo de exposição de instrutores, candidatos e membros da banca examinadora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para isso, haverá redução do quantitativo de exames teóricos e práticos a partir do mês de abril e do limite de seis para quatro candidatos, por veículo, nos exames práticos de direção veicular. Vale destacar que os candidatos não podem levar acompanhantes no dia do exame.

Recomendações

Desde a retomada das atividades da banca examinadora, em setembro de 2020, as medidas previstas para contenção da proliferação da covid-19 estão sendo observadas e cobradas constantemente pela Gerência de Habilitação (Gerhab) e pelo Núcleo de Candidatos (Nucan) e monitoradas pelos Coordenadores da Banca Examinadora Trânsito.

Candidatos, instrutores e demais membros das bancas examinadoras são constantemente alertados sobre utilizar de forma adequada a máscara de proteção, higienizar as mãos com álcool gel, evitar o uso compartilhado de objetos de uso comum, evitar aglomerações, manter o distanciamento social nas áreas de exames e manter os vidros dos veículos abertos durante o exame prático.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com informações da Agência Brasília






Você pode gostar