O deputado distrital Claudio Abrantes (PDT) protocolou na terça-feira (24) um projeto de lei que torna fixa a Virada Cultural no Distrito Federal. Conhecido no Estado de São Paulo, o evento teve versão similar em Brasília em 2010, mas não se tornou regular.
A Virada Cultural do DF seria realizada em um dos fins de semana de novembro e teria 24 horas de duração, com shows musicais, exposições, feiras, espetáculos de dança e teatro, entre outras atividades. A entrada seria gratuita, podendo ser solicitadas ao público apenas doações voluntárias de alimentos não perecíveis.
O projeto de lei prevê ainda que os artistas locais deverão ocupar 50% da programação, visando fortalecer o setor cultural do DF, afetado pela pandemia de covid-19. “A cultura foi o primeiro segmento a parar e será o último a retomar suas atividades”, fala Abrantes. “Não estamos falando apenas de artistas, mas de toda uma cadeia, que envolve inúmeros profissionais, como iluminadores, assistentes de palco, cenógrafos, entre outros”, prosseguiu.