Menu
Brasília

Cruzeiro tem 100% da iluminação pública em LED

CEB trocou 4.572 lâmpadas convencionais por modelos mais modernos e econômicos

Redação Jornal de Brasília

24/08/2021 7h34

Foto: Joel Rodrigues/ Agência Brasília

O Cruzeiro é a primeira região administrativa do Distrito Federal com iluminação pública com 100% de lâmpadas de LED. A Companhia Energética de Brasília (CEB) substituiu 4.572 lâmpadas convencionais por modelos mais modernos e econômicos.

O projeto de eficientização da iluminação pública do Cruzeiro começou em 2019. A primeira etapa foi realizada somente no Cruzeiro Velho, com a substituição de, aproximadamente, 2.000 lâmpadas convencionais pelas de LED. Na segunda etapa, no ano passado, o projeto de eficientização chegou ao Cruzeiro Novo. Foram substituídas pouco mais de 2.000 lâmpadas convencionais pelas luminárias de LED.

A iluminação pública de excelência causa um impacto positivo imediato na vida da comunidade, analisa o administrador do Cruzeiro, Luis Eduardo Pessoa. “A eficiência na iluminação dá mais sensação de segurança para a população”, afirma. O presidente da CEB, Edison Garcia, concorda e afirma que “o Cruzeiro se tornou um exemplo que está sendo seguido por outras regiões do DF”.

Sombras de iluminação

Em uma próxima etapa, a administração do Cruzeiro pretende melhorar as “sombras de iluminação”, que são os locais onde a qualidade da iluminação pela LED está comprometida.

“Muitas vezes, é uma árvore que está atrapalhando. Aí chamamos a Novacap, que faz o seu trabalho para liberar o local. Pode ser também que exista a necessidade de mais um poste de luz em determinado ponto”, explica Luis Eduardo Pessoa.

A colocação de novos pontos de iluminação pública na cidade já está no “radar” da administração local. “Já fizemos o mapeamento dessa demanda. A comunidade e a Polícia Militar nos auxiliam nessa situação, nos mostrando onde há essa necessidade. Tudo o que queremos é oferecer serviços de qualidade para a população”, enfatiza o gestor. Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado