Bárbara Fragoso
*Especial para o Jornal de Brasília
Uma falsa dentista, de 33 anos, foi autuada em flagrante pela equipe de Fiscalização do Conselho Regional de Odontologia (CRO). No momento em que foi surpreendida, a auxiliar em Saúde Bucal (ASB) iria fazer a manutenção do aparelho ortodôntico de uma paciente. A Polícia Civil abordou a suspeita em uma sala do edifício Trade Center, em Taguatinga.
A suspeita e a paciente, Carla Gama, 23 anos, foram encaminhadas para a 12ª DP (Taguatinga). De acordo com a polícia, a profissional possui somente um curso técnico em odontologia, que não permite o exercício profissional da área.
Há três meses, Carla fazia o tratamento dentário com a suposta dentista. “Foi uma surpresa. Até agora, a ficha não caiu. Estou me sentindo lesada”, conta. Segundo ela, a manutenção mensal, no valor de R$ 60, poderia sofrer descontos, caso cada paciente indicasse outras pessoas. “É muito constrangimento passar por isso. O meu desejo é que haja justiça e ela pague pelo que ela fez comigo”, acrescenta.
Segundo o assessor de fiscalização do CRO, Agnaldo José de Almeida, o consultório está em atividade há cerca de um ano e meio. “Há alguns dias, já procurávamos saber se ela trabalhava de forma ilegal e, hoje (ontem), descobrimos”, conta.
Saiba mais
A falsa dentista foi liberada ontem após assinar um Termo de Compromisso de Comparecimento ao Juizado Especial Criminal, segundo a Divisão de Comunicação da Polícia Civil (Divicom).
A porta do consultório onde a mulher atuava passava a maior parte do tempo fechada e não contava com identificação, de acordo com o CRO.
Segundo o Conselho Regional de Odontologia (CRO), a mulher teria ficado nervosa com presença da fiscalização e se entregou.