As compras de telas (TVs e Monitores) durante a pandemia, no Distrito Federal (DF), passaram a representar o equivalente a 19% da receita regional da Via Varejo, representando crescimento de cinco pontos percentuais ao período anterior à pandemia.
As vendas de TVs de 55, 50 e 32 polegadas, por exemplo, cresceram mais de 200% e ultrapassaram as vendas de celulares. Em seguida aparece a categoria de Móveis, que evoluiu de 9% para 11%, e, logo após, os produtos de informática, que passaram de 6% para 9%.
Para Marcelo Ubriaco, diretor de operações da Via Varejo, o aumento das compras por meio de plataformas online, somada à facilidade em acessar milhares de produtos pelos canais virtuais e a conveniência em receber em casa ou retirar o produto por meio de drive-thru nas lojas físicas, foram alguns fatores que auxiliaram no aumento nas vendas dessas categorias.
Adequações
A tendência do virtual já foi constatada em levantamento da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), que mostrou que os brasileiros vêm comprando mais de forma virtual, passaram a usar meios digitais de pagamentos e devem continuar com esses hábitos de consumo no pós-pandemia. Segundo os dados, 61% dos clientes que adquiriram itens online durante a quarentena aumentaram o volume de compras devido ao isolamento social.