Menu
Brasília

Covid: brasilienses podem tomar 2ª dose mesmo tendo tomado a 1ª fora

Para receber a dose, é necessário que se entre com solicitação no Ouvidoria da pasta para provar a residência no DF e justificar a primeira etapa da imunização

Geovanna Bispo

05/07/2021 17h26

Nesta segunda-feira (5), o secretário da Saúde, Osnei Okumoto, afirmou em coletiva que pessoas que moram em Brasília, mas que tomaram a primeira dose em outro estado, poderão tomar o reforço na capital.

Ainda assim, o secretário explicou que, para receber a dose, é necessário que se entre com solicitação no Ouvidoria da pasta para tanto provar a residência no DF como para justificar a primeira etapa da imunização. “Essa pessoa poderá usar a nossa Ouvidoria da Secretaria de Saúde comprovando que reside aqui no Distrito Federal para poder receber a segunda dose. A diferença toda é que neste caso a pessoa terá de justificar para poder receber a segunda dose aqui”, frisou.

Vacinas

Junto a Okumoto, estava o secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, que informou que o GDF deve receber novas vacinas ainda nesta semana. No último sábado (3), a capital recebeu quase 78 mil doses de imunizantes contra a covid-19. Os imunizantes são da fabricante Janssen, cuja vacina é aplicada em dose única, e da Fiocruz, que é fabricada no Brasil e é da farmacêutica AstraZeneca.

As 40 mil doses da Janssen chegaram congeladas, porém, após serem colocadas novamente na temperatura recomendada, foram liberadas para uso e devem voltar a ser aplicadas em professores da rede pública.

As doses recebidas serão distribuídas da seguinte forma:

– 20 mil vacinas Janssen para finalização do grupo de trabalhadores da educação da Rede Pública até o Ensino Médio;
– 16 mil vacinas Janssen para população privada de liberdade;
– 1,5 mil Janssen para a população de rua;
– 1,4 mil Janssen para os catadores de recicláveis;
– 37.750 doses da AstraZeneca para a segunda dose.

Horário de funcionamento

Rocha ainda afirmou que, a partir de hoje, academias e casas de festas poderão funcionar até a meia-noite. Eventos coorporativos também estão liberados, desde que tenha autorização e siga as medidas da covid-19.

Essas medidas se devem a queda de 3% na média de casos nos últimos sete dias e o avanço da imunização no DF. O Índice de Transmissibilidade, que também funcionada como medida de checagem sobre o avanço da covid, na capital se manteve durante o final de semana em 0,91. Vale lembrar que, acima de 1, a taxa indica que a pandemia está tendendo a avanças. Em momento mais crítico da pandemia, o índice chegou a 1,38.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado