Menu
Brasília

Corpo de Bombeiros salva duas crianças que estavam sem respirar

Arquivo Geral

09/09/2018 14h46

Shutterstock

Duas crianças foram salvas pelo quartel de Santa Maria do Corpo de Bombeiros, no final da tarde de sábado (08). Nos dois casos, os pais chegaram pedindo socorro porque os filhos não conseguiam respirar.

A primeira ocorrência aconteceu por volta das 17h30. Uma bebê de apenas dois meses foi levada até o quartel porque estava com as vias áreas obstruídas por um corpo estranho. De acordo com a corporação, a bebê apresentava arroxeamento no rosto e expelindo secreção pela boca.  Ela foi atendida e transportada ao Hospital Regional de Santa Maria. A criança estava orientada e consciente.

O segundo caso ocorreu já na parte da noite. Segundo o Corpo de Bombeiros, um pai chegou com o filho de três anos que também não conseguia respirar, por volta das 19h20. O garoto estava com uma bolinha de isopor dentro da narina esquerda. Os militares atenderam a criança e também transportaram ao HRSM.

Engasgo

Só até agosto deste ano, 134 chamados de obstrução de vias aéreas foram registrados pelo Corpo de Bombeiros e, destes, três resultaram em óbito. A corporação diz que não há maneira eficaz de se evitar as obstruções na respiração, mas aponta que, se os primeiros socorros forem realizados, a chance de sobrevivência é bem maior.

De acordo com o sargento Elidan, do Grupamento de Atendimento a Emergências Pré- Hospitalares, é inadmissível que ainda hoje as pessoas morram por falta de ajuda enquanto a assistência especializada não aparece. “São ações que todo mundo pode fazer. Se tiver uma pessoa treinada no ambiente, já é o suficiente para manter a vítima viva”, comentou.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado