Menu
Brasília

Mortes por engasgo no DF alertam para primeiros socorros

Arquivo Geral

29/08/2018 7h00

Atualizada 31/08/2018 10h11

Foto: Kléber Lima/Jornal de Brasilia

Matheus Garzon
[email protected]

A morte de uma mulher na noite dessa segunda-feira (27) por engasgo chamou a atenção da população do Distrito Federal. Só neste ano, 134 chamados parecidos foram registradas pelo Corpo de Bombeiros e, destes, três resultaram em óbito. A corporação diz que não há maneira eficaz de se evitar as obstruções na respiração, mas aponta que, se os primeiros socorros forem realizados, a chance de sobrevivência é bem maior.

De acordo com o sargento Elidan, do Grupamento de Atendimento a Emergências Pré- Hospitalares, é inadmissível que ainda hoje as pessoas morram por falta de ajuda enquanto a assistência especializada não aparece. “São ações que todo mundo pode fazer. Se tiver uma pessoa treinada no ambiente, já é o suficiente para manter a vítima viva”, comenta.

Nesse sentido, o sargento orienta que uma pessoa calma deve seguir o passo a passo, descrito nas fotos abaixo, para ajudar o indivíduo que engasgue. “A cada minuto que passa, a chance de uma pessoa que não recebe os primeiros socorros sobreviver cai em 10%. Portanto, se dez minutos passarem, por mais rápido que o Samu ou os bombeiros sejam, fica quase impossível de salvar alguém”, argumenta.

Passo a Passo

1. O primeiro passo é reconhecer que a pessoa engasgou. Agitação, dificuldade em falar ou até as duas mãos no pescoço são sinais. Após identificar o problema, a vítima deve ser orientada a tossir. Caso a tosse não seja suficiente, deve-se partir para o uso da Manobra de Heimlich.

 

Foto: Kléber Lima/Jornal de Brasilia

2. A Manobra consiste em ficar atrás da pessoa que está engasgada, abraçar e fazer compressões fortes, logo acima do umbigo, em forma de “J”. Muitas vezes, isso já é o suficiente.

Foto: Kléber Lima/Jornal de Brasilia

3. Se a vítima continuar engasgada, ela pode desmaiar. Dessa forma é necessário deitá-la e verificar se a comida está visível na boca. Estando visível, é só retirar com o dedo.

Foto: Kléber Lima/Jornal de Brasilia

4. Caso o problema continue, deve-se fazer duas respirações boca-a-boca tapando o nariz do engasgado.

Foto: Kléber Lima/Jornal de Brasilia

5. Logo após, deve-se fazer 30 compressões na altura do peito e ver se a obstrução acabou. Faça o processo quantas vezes for necessário para que ocorra a desobstrução.

Foto: Kléber Lima/Jornal de Brasilia

6. Se o atendimento tiver que ser feito em uma criança, ela deve ser deitada no braço e apoiada na perna. Cinco tapas fortes necessitam ser dados nas costas.

Foto: Kléber Lima/Jornal de Brasilia

7. Depois, a criança é virada e são feitas cinco compressões no peito. Na maior parte dos casos, a desobstrução já acontece aí.

Foto: Kléber Lima/Jornal de Brasilia

8. Caso o bebê continue engasgado, o mesmo processo feito com os adultos deve ser feito: deitar, fazer a respiração nariz-boca e fazer as 30 compressões no peito.

Foto: Kléber Lima/Jornal de Brasilia

Informação necessária

O bombeiro lamenta ainda que nas escolas esse tipo de informação não seja ensinada. “As crianças são primordiais para essa cultura. Se elas souberem como proceder, vão saber como orientar os pais”, opina.

Não há meios totalmente eficazes para evitar os engasgos. O sargento , no entanto, faz recomendações visando minimizar a possibilidade de ocorrências. “Reservar um tempo para comer com tranquilidade; mastigar bastante; evitar ingerir bebida ao mesmo tempo que o alimento e comer em pequenas porções. Seguir essas coisas diminui bastante o risco”, exemplifica.

Casos recentes

Na última semana, a morte de uma pessoa alertou o DF com relação ao engasgo.  Um dentista de 37 anos morreu na madrugada de segunda-feira passada, ao comer um sanduíche em Águas Claras. Ele comia um hambúrguer de filé em uma lanchonete da Rua 12 Norte, por volta da 0h45. Houve tentativa de prestação de socorro por parte do familiar que o acompanhava, além de outros presentes no local, mas o homem não resistiu.

Em maio deste ano, um menino de três anos sobreviveu a um incidente parecido. Ele foi socorrido em estado grave depois de se engasgar com um pedaço de milho, em uma área rural de Planaltina. Enquanto seguiam à casa de um parente para buscar ajuda, os pais da criança viram uma viatura da Polícia Militar e pediram
socorro.

Leia Mais: Mulher morre engasgada com pedaço de banana no DF
Em Águas Claras, homem se engasga com sanduíche e morre
Criança é socorrida sem respirar após se engasgar com milho

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado