Menu
Brasília

Chuva chega isolada nas regiões do Distrito Federal

O Inmet havia avisado em nota sobre a possibilidade de precipitação, mas as chances ainda eram baixas

Vítor Mendonça

30/08/2021 20h19

Apesar do alerta de baixa umidade relativa do ar emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ontem, com variação dos índices entre 20% e 30%, chuvas isoladas na região de Taquari, no Lago Norte, e em Sobradinho, interromperam a contagem de 75 dias de estiagem no Distrito Federal. O Inmet havia avisado em nota sobre a possibilidade de precipitação, mas as chances ainda eram baixas. Em todo o DF, algumas nuvens ocuparam o céu da cidade, fenômeno incomum durante este período de seca.

De acordo com Olívio Bahia, meteorologista consultor do instituto, a possibilidade era remota, porém o acúmulo de nuvens possibilitou a chuva. “Isso acontece por influência de uma frente fria no oceano, mas também o que chamamos de área de baixa pressão, de cavado. Isso acaba aumentando a umidade e alinhando as nuvens”, afirmou o especialista.

Além disso, outro fator que colabora para a formação de nuvens é o calor intenso, presenciado durante a última semana, com temperaturas chegando a 32ºC no último domingo (29). Os altos índices atmosféricos fazem com que a evaporação cresça e o acúmulo de gotículas de água no céu, portanto, também aumente. De acordo com o meteorologista, as chances de chuva permanecem no DF até amanhã, quarta-feira (31).

“Funciona como uma panela com água no fogão. A água permanece ali em temperatura normal, mas para jogar ela para a atmosfera, precisamos aquecê-la com o fogo. Ela começa a esquentar até o ponto que começa a evaporar – e em certo momento se chega a ver a fumaça literalmente, antes escondida. Na atmosfera acontece um processo similar”, exemplificou.

Ainda que as chuvas isoladas tenham acontecido em algumas regiões no DF, o teor de umidade relativa do ar ainda é pequeno – o aumento gerado pela área de baixa pressão é pontual, portanto. “Não é o suficiente para trazer nuvens extremamente carregadas. A maioria das nuvens são fragmentadas, como pequenos pedaços. Algumas se desenvolveram mais e geraram a possibilidade de chuva”, destacou ainda Olívio.

Cuidados na seca

Nesta época seca do ano, o risco de incêndio é alto e, portanto, alguns cuidados devem ser tomados. Deve-se evitar a queima de resíduos em ambientes de mata seca, uma vez que uma pequena fagulha é suficiente para iniciar um foco descontrolado de incêndio. Fogueiras em acampamentos também não são recomendadas, pelo mesmo risco.

Também devido à baixa umidade, a proteção à pele é importante, sendo recomendado, assim, o uso de protetores solares e hidratantes – a falta de nuvens intensifica a ação do sol na pele. Além disso, a maior ingestão de água é necessária, visto que a perda líquida pelo corpo tende a ser mais expressiva.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado