Menu
Brasília

Celina Leão ressalta avanço na atualização de leis e regularizações durante cerimônia do PDOT

Vice-governadora afirma que governo de Ibaneis entrega cidade com legislações modernizadas e soluções aguardadas há anos

Késia Alves

23/02/2026 10h27

celina leao e ibaneis pdot

Foto: Reprodução / Agência Brasília

Na manhã desta segunda-feira (23), a cerimônia do projeto de lei complementar que revisa o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) reuniu autoridades do Distrito Federal para tratar da atualização do principal instrumento da política territorial do DF. O PDOT é o instrumento básico de orientação aos agentes públicos e privados que atuam na produção e gestão das localidades urbanas, de expansão urbana e rural do território do Distrito Federal.

Segundo a Lei Orgânica do DF, em seu artigo 31, o Plano Diretor abrangerá todo o espaço físico do Distrito Federal e regulará, basicamente, a localização dos assentamentos humanos e das atividades econômicas e sociais da população.

Durante o evento, a vice-governadora Celina Leão falou sobre a experiência acumulada ao longo de quatro mandatos e relembrou momentos anteriores da administração pública.

“Quem tem 4 mandatos já viveu muita coisa nessa cidade. Eu já vivi um momento em que o setor produtivo tinha que implorar para fazer o que era óbvio: atualizar legislações importantes, discutir a Sedab, e toda semana essa secretaria estava na mídia de forma negativa porque tinha um central que não andava, projetos parados. Quando você não escuta falar muito de uma secretaria, é porque ela está funcionando direito”, afirmou.

Celina também parabenizou o governador Ibaneis Rocha e a equipe de governo pela atualização das legislações.

“Eu quero parabenizar o governador Ibaneis e todo o seu time, porque estão entregando uma cidade com leis atualizadas”, declarou.

Ao tratar da regularização de áreas, Celina Leão relatou que esteve na Ponte Alta nesta semana, acompanhada de deputados distritais, e encontrou uma comunidade que aguardava há muitos anos pela regularização.

“Estava cheio de mentirosos dizendo que iriam regularizar, mas o seu governo (Ibaneis), junto com deputados distritais, está resolvendo e entregando verdadeiramente a possibilidade de regularização para as famílias que tanto esperam. Isso é política de verdade, política que alcança as pessoas que mais precisam”, afirmou.

A vice-governadora ainda exaltou o trabalho da Câmara Legislativa do Distrito Federal, representada pelo presidente Wellington Luiz.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado