Menu
Brasília

Carreta do Na Hora será cartório eleitoral para jovens estudantes

Sejus firmou, nesta terça (20), acordo para emissão do título de eleitor nos arredores de escolas da capital

Redação Jornal de Brasília

20/02/2024 17h08

Atualizada 18/03/2024 7h17

Foto: Jhonatan Vieira/Sejus-DF

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) firmou, nesta terça-feira (20), um acordo de cooperação técnica que aproximará os jovens da capital ao exercício do voto eleitoral. A parceria, realizada em conjunto com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) e a Secretaria de Educação (SEEDF), levará a carreta do Na Hora, da Sejus, aos arredores de escolas de ensino médio ou profissionalizantes do DF para que pessoas entre 15 e 18 anos (incompletos) façam o título de eleitor.

O acordo foi assinado pela manhã, na sede do TRE-DF, pela secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani; o presidente do Tribunal, Roberval Belinati; e a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.

Ressaltando a importância de levar o Na Hora às escolas do DF, a secretária Marcela Passamani afirmou que a iniciativa dá a importância necessária aos jovens da capital. “Nosso maior desafio hoje não é fazer entregas de políticas públicas, mas sim fazer com que essas políticas cheguem à população”, alertou. “É preciso tocar as pessoas através de nossas entregas, elas precisam se sentir parte de nossas ações. Espero que possamos tocar o coração da nossa juventude e que essa motivação e entusiasmo que nós, gestores, temos transborde e chegue aos jovens, para que possamos zerar essa fila de 40% de adolescentes sem título de eleitor”, destacou.

Como lembrou a secretária, levantamento do TRE-DF de janeiro deste ano aponta que 40% da população entre 15 e 18 anos incompletos ainda não realizaram o alistamento eleitoral. Nesse sentido, o presidente do tribunal, Roberval Belinati, falou da necessidade de mobilizar a juventude. “O jovem precisa saber que todos nós somos a nação. Este país não pertence a A ou B, mas a todos. Não tenho dúvida de que os adolescentes saberão cada vez mais a importância não só de receber o título de eleitor, mas também de exercer a cidadania e escrever a história deste país.”

A secretária Hélvia Paranaguá acredita que a medida de hoje tem papel fundamental no cenário político a longo prazo. “É nas mãos dos nossos jovens que está a mudança. Enquanto secretária de Educação, levarei a seguinte mensagem para eles: o voto consciente é que vai mudar de fato a sociedade”, disse.

Alistamento eleitoral

Os cidadãos que possuem 15 anos podem solicitar o título para quando completarem 16 anos estejam aptos a votar. A partir de 18 anos, o alistamento eleitoral é obrigatório.

*Com informações da Sejus-DF

Fonte: Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado