A Câmara Legislativa votará, nesta quarta-feira (27/8), a transferência em definitivo da gestão do Hospital Regional da Cidade do Sol (HRCS), localizado no Sol Nascente/ Pôr do Sol, para o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF). O projeto de lei, que foi acordado no Colégio de Líderes, ainda será enviado pelo Poder Executivo. E, no mesmo dia, será lido em plenário e votado direto no Plenário, sem passar por debates nas comissões.
Inaugurado em 2021, como um hospital de campanha para os pacientes diagnosticados com covid-19, ele foi usado como um desafogo para as unidades de pronto atendimento da região e para o Hospital Regional de Ceilândia. À época, ele foi entregue ao Iges-DF, que gerenciaria o HRCS até o último 15 de agosto, quando o convênio venceu.
Agora, o governo decidiu manter a gestão do hospital com o Iges-DF, mas, antes, precisará da aprovação do parlamento local. “Houve um acordo entre os deputados, inclusive da oposição, pedindo para que fosse colocado em votação. Isso não quer dizer que sendo da base ou da oposição irá votar favorável. Apenas concordaram em discutir e votar, se for possível”, confirmou o presidente da Câmara Legislativa, Wellington Luiz (MDB).
A medida gerou alguns debates entre os parlamentares, durante o Colégio de Líderes. Um distrital da oposição afirmou que a população com a qual conversou aprovou o atendimento e foi rebatido: “As pessoas estão satisfeitas porque o hospital é portas fechadas — quando as consultas são realizadas por marcação —, então todos que estavam lá estavam atendidos”.
O projeto será incluído na extra pauta do que havia sido acordado para a sessão desta terça-feira.