Menu
Brasília

Câmara Legislativa homenageia idealizador da via sacra de Planaltina, padre Aleixo Susin

Atualmente, integram o Grupo Via Sacra cerca de mil e quatrocentos moradores de Planaltina

Redação Jornal de Brasília

16/04/2021 17h04

Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília Hoje com 89 anos, o padre Aleixo Susin foi o organizador da primeira via-sacra de Planaltina há 44 anos, em 1973. Ele conta que imaginou, no que caracteriza como um “sonho de dia”, três morros unidos que se enchiam de gente. “Pensei em como aquele lugar era maravilhoso.”

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizará audiência pública na noite desta sexta-feira (16), em homangem ao criador da via sacra de Planaltina, padre aleixo Susin. O evento remoto será transmitido ao vivo, às 19h, pela TV Web CLDF e pelo canal da Casa no Youtube, com participação pelo e-Democracia.

Segundo o deputado Reginaldo Sardinha (Avante), autor da iniciativa, a via sacra com a encenação da Paixão de Cristo, que acontece anualmente na Semana Santa, no Morro da Capelinha, em Planaltina, é um legado do pároco, que faleceu no mês passado, aos 92 anos.

A tradicional via sacra celebra, por meio de uma peça teatral, a cronologia que marcou a vida de Jesus Cristo, explica Sardinha, ao acrescentar que essa “belíssima herança cultural” é o resultado de “um sonho do padre Aleixo Susin que se tornou realidade”. Desse modo, o reconhecimento ao pároco e o resgate da história da encenação, que teve início em 1973, são objetivos do encontro.

Patrimônio Cultural de Brasília

O parlamentar lembra ainda que a “Encenação da Paixão de Cristo Ao Vivo” faz parte do calendário de eventos do DF desde 1987, e seu registro como patrimônio cultural e imaterial de Brasília ocorreu em 2008. Atualmente, integram o Grupo Via Sacra cerca de mil e quatrocentos moradores de Planaltina. “É um dos espetáculos de devoção religioso mais expressivo da vida e tradição dos brasilienses, que completa 47 anos de evangelização através da arte”, complementa.

Além da comunidade local, foram convidados para o evento representantes do governo, do grupo via sacra e eclesiásticos.

Com informações da CLDF

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado