Menu
Brasília

Câmara Legislativa comemora os 46 anos do Parque da Cidade Sarah Kubitschek

Sessão solene contou com usuários, empresários e pessoas que mudaram suas vidas e a de outros no coração verde de Brasília

Suzano Almeida

11/10/2024 18h27

Foto: Suzano Almeida Jornal de Brasília

Martins Machado Sessão Solene

A Câmara Legislativa realizou, nesta sexta-feira (11/10), sessão solene para homenagear os 46 anos do Parque da Cidade Sarah Kubitschek. Um dos pontos mais democráticos do Distrito Federal, o local abriga espaço para diversas atividades esportivas, culturais e de entretenimento. São cerca de 40 mil pessoas circulando pelo espaço que, aos finais de semana, recebe mais de 80 mil, entre usuários e público em eventos.

A sessão foi de iniciativa do deputado Martins Machado (Republicanos) e teve por objetivo não apenas recordar a inauguração do parque, mas reforçar o laço afetivo com os brasilienses e tantas pessoas que vieram de outros estados para morar na capital federal.

“O parque da Cidade é um palco de democracia onde encontramos todas as tribos, e uma cultura variada. Você vai para um lado tem a roda da capoeira, de outra música, samba, sertanejo, um tocando saxofone, fora os eventos. Cada pessoa tem uma história no parque, seja fazendo suas atividades físicas, conhecendo alguém, muitos namoros começaram ali e se transformaram em casamentos. Então, é um lugar muito especial, marcante para Brasília, sendo um dos maiores da América Latina. Por isso temos que dar o devido valor e fazer homenagens, evidenciar tudo aquilo que ele oferece”, afirma o distrital.

Ele conta, ainda, que, após se mudar para Brasília, marcava encontros com, atualmente, sua esposa no local, no meio de semana. “E hoje estou aqui casado”, recorda sorridente.

Mudando vidas

O Parque da Cidade também é espaço de mudança de vida das pessoas. Há 26 anos, Fabrício Lino atua no local. Fundador da Squadra Cycling Team, o treinador de ciclismo e professor de educação física trabalha diariamente com pessoas que buscam melhoria na saúde e no dia a dia. Ele foi um dos homenageados da sessão solene.

“Minha relação com o parque é muito interessante, porque no 46º aniversário do Parque da Cidade também é o meu 46º aniversário de vida. Receber essa homenagem é muito bacana. Sou frequentador deste a época do Foguetinho, das churrasqueiras e tudo que você puder imaginar que as famílias de Brasília fazem há tanto tempo. Em 1998, eu tenho minha primeira atuação no parque com um grupo de caminhada e corrida monitorada, com pessoas que buscavam atividade física para algum fim. Ainda não se falava de qualidade de vida e bem-estar. Olhar para trás e ver que, desses 46 anos, em 26 anos eu estou ali transformando vidas é uma coisa maravilhosa para mim”, recorda Lino.

Fabrício Lino destaca que, mesmo em outros países por onde passou, nenhum parque proporciona a experiência que o Sarah Kubitschek tem a oferecer. “O parque é o coração da cidade. Lugar nenhum do mundo, e eu conheço 19 países e praticamente todas as capitais do Brasil, possui algo como o Parque da Cidade. Tanto em mobilidade, como Brasília para o ciclista, para o pedestre, o usuário de patinete. E não estou falando de automóvel. Ele tem uma representação muito grande para esse cenário. Ele já passou por um período de degradação, depredado por muito tempo, mas eu vejo muitas coisas acontecendo [devido às obras] e isso é bom. É claro que para chegar no amor, temos que passar pela dor. Então, está rolando dor para nós ciclistas, para os usuários, para os carros, motociclistas, atletas. Mas dói agora para ficar melhor lá na frente. Daqui alguns meses, algumas semanas, nós conseguiremos colher alguns frutos.”

whatsapp image 2024 10 11 at 16.30.27
Fabrício Lino trabalha no Parque da Cidade mudando vidas

Melhorias

O administrador do Parque da Cidade, Todi Moreno, ressaltou que o local vem sofrendo diversas intervenções e muitos projetos, de acordo com ele, deverão ser colocados em prática nos próximos dois anos.

“O Parque da Cidade é o pulmão de Brasília e é uma referência na infância de muitas crianças, com o Foguetinho, o Castelinho. Nessa gestão estamos conseguindo recuperá-lo. Todos os espaços fechados estão sendo reabertos, estão vindo novas estações, piscina de ondas, e estamos felizes com essa nova fase, para que ele não seja apenas um dos maiores parques do mundo, mas para ser o melhor do mundo”, afirma.

Segundo o administrador, diariamente 40 pessoas circulam pelo parque, se deslocando para outras regiões. Outras 15 mil, efetivamente, praticam atividades físicas no local. Por sua vez, aos finais de semana, o público chega comumente a 80 mil.

Nostalgia boa

Antes do início da sessão, o público convidado assistiu à apresentação de Rony Meolly, vocalista do Bloco Eduardo e Mônica. Contando com o apoio vocal dos participantes, o cantor levou aos presentes clássicos de Renato Russo e da Legião Urbana, Cássia Eller, Natiruts e Capital Inicial.

whatsapp image 2024 10 11 at 18.23.42
Usuários, empresários e público participam de sessão solene do aniversário de 46 anos do Parque da Cidade

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado