Menu
Brasília

Brasília rumo a cidade mais limpa do Brasil

Quadra dos restaurantes recebe projeto inédito de separação de resíduos sólidos e promete ser a quadra mais limpa do DF

Redação Jornal de Brasília

09/05/2024 6h00

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Por Luís Nova
[email protected]

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) lançou ontem o projeto Quadra Lixo Zero. A primeira quadra contemplada com a iniciativa foi na rua dos restaurantes, na 404/405 Sul, que recebeu seis papa-lixos que proporcionalmente equivalem a 30 contêineres de resíduos e ocupam um espaço muito menor, pois são semi-enterrados. Além da grande capacidade, 5m³ por aparelho, todo o material descartado fica fechado, assim evitando proliferação de pragas na região.

O diretor-presidente do SLU, Silvio Vieira, explicou que o projeto Quadra Lixo Zero deve se espalhar por todo o Distrito Federal e que a iniciativa caminha para transformar o Distrito Federal como a cidade mais limpa do Brasil. “O Instituto Veritá colocou Brasília como a terceira cidade mais limpa, então lançamos o desafio que é Brasília rumo ao primeiro lugar”, explica o presidente.

A ideia do SLU é transformar Brasília na Capital da Limpeza e assumir o lugar como a cidade mais limpa. O projeto Quadra Lixo Zero começou ontem e conta com o apoio dos empresários da quadra. “Todos os comerciantes estão participando e a limpeza é boa para todos. Todo mundo quer uma rua sem lixo no chão, sem rato, sem barata e sem qualquer vetor de doença”, afirma Sílvio Vieira.

A empresária Maria Luiza da Mata, proprietária do restaurante Peixe na Rede, ficou encantada com a iniciativa. Segundo Maria, o projeto colabora para a manutenção de uma cidade limpa e acolhedora. “Era o Caos aqui, era cheio de containers pequenos que ficam muito cheios. Muito lixo na rua e o lixo cria bicho. Até o resto da obra o povo misturava, agora ficou muito bom. Espero que chegue em todas as quadras”, comemora a empresária.

O presidente do Sindicato Patronal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SIDHOBAR), Jael da Silva, aprovou o projeto e pede o apoio de todos os comerciantes. “Os comerciantes estão muito felizes. O lixo é um grande problema para todos os estabelecimentos e o tratamento do resíduo é fundamental para melhorar o setor”, explica o presidente do SIDHOBAR.

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, aprovou o projeto Quadra Lixo Zero e afirmou que grandes projetos começam pequenos e são pessoas que acreditam no ideal, como é o caso da sustentabilidade.

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Hotel Pioneiro no Descarte consciente

Valéria Farias é empresária do ramo da hotelaria. Ela é proprietária do Hotel Like U, que em 2023 conquistou o certificado internacional do Instituto Lixo Zero Brasil para sua empresa. Segundo a empresária, a mudança do tratamento de lixo tem que começar dentro das estruturas privadas com a separação de resíduos sólidos. “Eu quis enfrentar o desafio, que não é aquela dificuldade toda, e sim a vontade de fazer. É muito mais a boa vontade e aprender como é feito o processo do que investir financeiramente neste tipo de tratamento para o negócio”, explica a empresária.

Ainda segundo a empresária, a iniciativa é muito boa e o comércio necessita de programas assim. “Não vejo a hora desta iniciativa chegar no Setor Hoteleiro Sul e que todos os estabelecimentos participem de um projeto revolucionário como essel”, afirma a Valéria.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado