A velejadora Isabel Swan, que conquistou a medalha de bronze na classe 470 feminina de vela dos Jogos Olímpicos de Pequim ao lado de Fernanda Oliveira, afirmou que a estratégia para a medal race foi navegar “sem medo”.
“Foi uma regata emocionante, muito rápida. Era meia hora para darmos tudo que tínhamos. Partimos sem medo”, disse Isabel ao site oficial do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) logo ao sair da água.
A conquista da dupla nas águas da Baía de Fushan, em Qingdao, é histórica: nunca antes uma embarcação feminina brasileira obteve uma medalha na história dos Jogos Olímpicos.
Fernanda e Isabel quase ficaram com a prata, mas dependiam de um resultado ruim das holandesas Marcelien de Koning e Lobke Berkhout – que acabaram ficando em quinto. Mesmo assim, o metal pareceu ser o que menos importava.
“Parece ouro para mim, porque trabalhamos demais. São três anos treinando juntas”, apontou Isabel, que mal dormiu na noite anterior à prova.
Já Fernanda confessou que foi para a regata decisiva com dores nas costas. “Saímos para dar um treino para o que imaginamos que seria a medal race e dei um jeito, saí do mar às lágrimas. Costas de velejador sempre doem. Mas a adrenalina corta tudo”, comentou.