Menu
Brasília

Bauhaus exposta no Museu Nacional

Arquivo Geral

20/08/2010 18h54

Começa nesta sexta-feira (20) se segue até 16 de setembro a exposição fotográfica “Arquitetura da Bauhaus”, no Museu Nacional de Brasília. A mostra apresenta fotos do alemão Hans Engels, com registros sobre a arquitetura desenvolvida pela escola Bauhaus, acompanhadas de textos de Axel Tilch. As visitações serão gratuitas e abertas de terça a domingo, das 9h às 18h30. A classificação etária é livre.

 

Por meio de 54 imagens, o visitante poderá fazer uma viagem por edifícios que marcaram a arquitetura mundial ao introduzir o racionalismo e a funcionalidade em suas propostas. Para clicar os prédios de 20 arquitetos diferentes, Engels percorreu várias cidades da Europa. “A intenção desta exposição é documentar tanto o conhecido como o esquecido ou pouco conhecido; o recuperado, o remodelado e as ruínas e, com isso, trazer ao público um panorama mais completo da arquitetura Bauhaus”, explica o fotógrafo.

 

A exposição já foi exibida em Curitiba e Porto Alegre. Agora, em Brasília, contará também com uma mesa redonda no dia 14 de setembro, ocasião em que um grupo de especialistas vai discutir os principais aspectos da arquitetura, das artes, do design e dos demais segmentos abordados nesta importante escola. Sobrevivente dos anos negros do nazismo, o Bauhaus é até hoje uma referência da cultura alemã em todo mundo.

 

Na abertura da mostra, o Secretário de Cultura, Silvestre Gorgulho, ressaltou a alegria por receber a mostra. “A Secretária de Cultura se orgulha em receber a exposição da Arquitetura da Bauhaus, do fotógrafo Hans Engels, na expectativa de que este evento, realizado para comemorar os 90 anos dessa importante escola de arte, design e arquitetura, tenha por finalidade coincidir e ressaltar o cinquentenário de Brasília que, como a Bauhaus, é uma referência da modernidade no século XX”, destacou.

 

O movimento

 

A Bauhaus foi criada em 1919 pelo arquiteto Walter Gropius. O movimento vanguardista surge a partir da aliança entre arte e técnica, em um contexto de extremas dificuldades pós-I Guerra Mundial e de resgate da autoestima na Alemanha. O estilo foi batizado a partir da inversão do termo “Hausbau” (construção de casa) e ganhou o nome Bauhaus” (casa de construção). Marcado pelas cores sóbrias como branco, creme, cinza ou preto, e por mobílias funcionais em aço, tecidos com fibras, além de telhados horizontais, o Bauhaus sobreviveu até o ano de 1932, quando foi duramente reprimido pelo governo nazista. Apenas na década de 90, o movimento passou a ser reavaliado por especialistas das artes, do design e da comunicação visual. Seu valor para o desenvolvimento destas áreas é incontestável.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado