Menu
Brasília

Autoridades alertam para o risco de “pegar rabeira” no trânsito

Mesmo sem previsão no CTB, a prática de se segurar na parte externa de veículos para pegar carona é considerada ilegal

Redação Jornal de Brasília

25/10/2025 18h43

captura de tela 2025 10 24 115055

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Por Vítor Ventura

Uma prática perigosa no trânsito tem chamado a atenção em alguns pontos do Distrito Federal. A carona irregular, ou “pegar rabeira” como é conhecida, que é quando alguém se segura na parte externa de um veículo para ganhar velocidade, coloca em risco não só quem pratica, mas também as pessoas ao redor pelo perigo de um acidente mais grave. Na última terça (21) um homem foi flagrado pegando rabeira na traseira de um caminhão no Recanto das Emas. Ele caiu no meio da pista e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF).

Com a queda, testemunhas contaram que os carros que estavam atrás tiveram que frear para não atingir o homem no chão. O acidente não foi grave, e apesar dos bombeiros confirmarem que os ferimentos dele foram leves, a prática pode resultar em maiores perigos tanto para motoristas quanto para quem pega a carona irregular. Após ser atendido no local, o homem foi encaminhado a uma unidade de saúde.

De acordo com o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), não há especificado no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) a infração para quem pega rabeira. No entanto, o órgão indica que está previsto no código penal ou de contravenções. Art. 132: expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente. A pena é de detenção, de três meses a um ano, se o fato não constitui crime mais grave.

Já os motoristas que permitem de forma voluntária a rabeira podem ser autuados com base no artigo 235 do CTB: conduzir pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo, salvo nos casos devidamente autorizados. A infração é grave (5 pontos), com multa de R$ 195,23 e a retenção do veículo. De acordo com o Detran-DF, o número de autuações para essa infração cresceu neste ano. Entre janeiro e setembro de 2024, foram 266 autuações. No mesmo período em 2025, já são contabilizadas 303.

Para diminuir a prática, o Detran-DF informou ao Jornal de Brasília que a Diretoria de Policiamento e Fiscalização de Trânsito realiza regularmente patrulhamentos e operações destinadas a coibir infrações em todas as Regiões Administrativas do Distrito Federal.

Riscos no trânsito

A prática de pegar rabeira muitas vezes acontece com veículos de grande porte, como caminhões e ônibus. É comum que o infrator esteja também em algum meio de transporte, uma bicicleta por exemplo. Na Gama uma situação parecida também foi flagrada recentemente. Um homem de patins foi visto pegando rabeira na traseira de um ônibus.

Eduardo de Oliveira, gerente de Monitoramento em Segurança Viária do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF), explicou ao JBr que mesmo não havendo a previsão desse tipo de infração no CTB, em caso de flagrante, a autoridade de trânsito vai abordar o veículo com alguma pessoa pegando rabeira. “A orientação é essa no intuito de evitar um sinistro de trânsito grave”, apontou.


Como essa prática é mais comum com o uso de bicicletas, Eduardo orientou que os ciclistas evitem ao máximo pegar carona em outros veículos e respeitem a maneira adequada de andar nas vias urbanas para evitar acidentes graves. “Na ausência de ciclovias, ciclofaixas e acostamentos, os ciclistas devem seguir no bordo direito da via no sentido dos carros”, completou.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado