Menu
Brasília

Arruda é rejeitado por 53% dos eleitores, segundo pesquisa

De acordo com RealTime Big Data/CNN Brasil, mais da metade do eleitorado não votaria no ex-governador, enquanto a rejeição de Celina Leão chega a 27%

Suzano Almeida

09/12/2025 13h34

c2d479af 41a4 4d2c 807c 02c3cfadba60

José Roberto Arruda crédito: Arquivo Pessoal

Pré-candidato ao Palácio do Buriti em 2026, o ex-governador José Roberto Arruda (sem partido) tem a maior rejeição, entre os nomes postados, até o momento. Segundo o RealTime Big Data, divulgado nesta terça-feira (9) pela CNN Brasil, o ex-chefe do Executivo local tem 53% de eleitores contrários ao seu nome. 

Arruda deixou o governo, oficialmente, em 2009, quando foi flagrado recebendo dinheiro de Durval Barbosa no esquema conhecido como Mensalão do DEM. O escândalo atingiu membros dos três poderes do Distrito Federal e deixou o ex-governador inelegível por quase 15 anos. 

Nesta terça-feira, em cenário de primeiro turno contra a atual vice-governadora, Celina Leão (PP), Arruda aparece em segundo lugar, nas intenções de votos com 21 pontos contra 40 da candidata do Progressistas. 

Por sua vez, quando os dados se referem a rejeição — quando o entrevistador questiona “em quem você não votaria” — José Roberto Arruda tem ampla vantagem negativa, com 53% dos eleitores entrevistados afirmando que ele não é uma opção. 

O ex-mandatário é seguido pela própria Celina Leão, que tem 27% de rejeição. Os números ainda mostram Ricardo Capelli (PSB), rejeitado por 24% do eleitorado, Paula Belmonte (PSDB) por 22% e Leandro Grass (PT) por 20%.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado