Menu
Brasília

Arruda anuncia investimento de R$ 30,7 mi em educação durante a posse dos diretores e vices

Arquivo Geral

07/01/2010 0h00

Até o fim de 2010 serão construídas 120 novas salas de aula e 119 quadras poliesportivas cobertas em oito regiões administrativas do Distrito Federal. O anúncio foi feito na manhã desta  quinta-feira (7) pelo governador José Roberto Arruda, no Buritinga, durante a posse dos diretores e vices da rede pública de ensino.


Arruda fez um balanço dos três últimos anos de investimento na educação e ressaltou os avanços no setor, como a construção de 1.000 salas de aula, 50 mil alunos matriculados nas escolas de educação integral, 50 mil adultos alfabetizados e três mil professores contratados por concurso público. O vínculo de cinco mil jovens ao programa bolsa universitária, a aprovação do plano de cargos e salários e a gestão compartilhada que, dentre outras medidas, inclui a eleição direta dos diretores e vices das escolas públicas pela comunidade também foram destacados. “A área em que mais avançamos nesses três últimos anos foi a educação”, ressaltou Arruda.


Em 2 de dezembro, o voto dos estudantes maiores de 16 anos, dos pais ou responsáveis, dos professores e dos demais funcionários definiu pela terceira vez os diretores e vice das escolas do DF. Hoje, foram empossadas 492 equipes eleitas ou referendadas –  115 escolhidas por voto direto e 157 mantidas no cargo após receberem uma avaliação positiva da comunidade escolar. O mandato é de dois anos.


“A missão não está terminada. Temos muito o que fazer ainda”, explicou a diretora Francisca Maria Paes. Ela e a vice,  Denise Teixeira de Araújo, foram eleitas pela comunidade em 2007 e estão assumindo por mais dois anos a direção do Centro de Ensino Fundamental 17 de Taguatinga.


Para as diretoras, a educação integral implantada pelo GDF foi fundamental para a evolução do colégio. “Conseguimos diminuir a evasão escolar e o problema da falta de disciplina e esse ano nem vamos precisar pintar a escola”, comemorou Francisca.


Os empossados assinaram um termo de compromisso com metas individuais por escola. Alvos como a diminuição da evasão escolar, a melhoria nos indicadores educacionais e nos índices de aprovação devem ser alcançadas durante a gestão.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado