Menu
Brasília

Arquivo Público do DF é o primeiro do país a integrar a Rede Nacional de Arquivos Audiovisuais

Instituição é a primeira do país a aderir oficialmente à rede coordenada pela Unesco e pelo Ministério da Cultura

Redação Jornal de Brasília

30/10/2025 15h34

Foto: Divulgação/ArPDF

Foto: Divulgação/ArPDF

O Arquivo Público do Distrito Federal (ArPDF) recebeu, nesta terça-feira (28), representantes da Unesco e do Ministério da Cultura (MinC) para celebrar o Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual, comemorado em 27 de outubro. Além da homenagem, o encontro marcou a adesão do ArPDF à Rede Nacional de Arquivos Audiovisuais, tornando-o o primeiro órgão do país a integrar oficialmente a iniciativa.

O coordenador do Setor de Comunicação e Informação da Unesco no Brasil, Adauto Soares, destacou a importância da data e da preservação de acervos audiovisuais. Segundo ele, “o cinema e os acervos audiovisuais são suportes analógicos frágeis, sujeitos à perda de formatos ao longo do tempo, o que dificulta a preservação. O Programa Memória do Mundo busca justamente garantir que os países mantenham seus registros de memória”.

A coordenadora-geral de Políticas para Preservação Audiovisual da Secretaria de Audiovisual do MinC, Jéssyca Paulino, ressaltou que a rede fortalece a cooperação entre instituições públicas. “Por muito tempo, os arquivos brasileiros atuaram isoladamente. A rede permite unir esforços, compartilhar técnicas e fortalecer a preservação audiovisual”, afirmou.

O superintendente do ArPDF, Adalberto Scigliano, celebrou a adesão, destacando o apoio de parceiros como a Unesco, a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e o Instituto Latinoamérica. Durante o evento, os convidados conheceram o Projeto Filmográfico do ArPDF, que prevê a digitalização de mais de mil películas com apoio da FAPDF.

Reconhecido pelo Comitê Regional da Unesco para a América Latina e o Caribe (MoWLAC), o ArPDF abriga o acervo da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), inscrito desde 2007 como Patrimônio Documental do Programa Memória do Mundo.

Criada em 30 de junho de 2024, a Rede Nacional de Arquivos Audiovisuais integra o Programa de Preservação do Audiovisual Brasileiro, do Ministério da Cultura, e tem como meta promover a conservação de obras e acervos considerados patrimônios culturais, estabelecendo diretrizes para sua proteção e valorização.

Com informações do Arquivo Público do Distrito Federal (ArPDF)

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado