Menu
Brasília

Arquivo Público do DF é o primeiro a aderir à Rede Nacional de Arquivos Audiovisuais do MinC

Instituição será a primeira do país a integrar o programa do MinC e apresentará projeto de digitalização de mais de mil películas

Redação Jornal de Brasília

24/10/2025 16h05

Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Em comemoração ao Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual, celebrado em 27 de outubro, o Arquivo Público do Distrito Federal (ArPDF) realizará, nesta terça-feira (28), às 16h30, a assinatura de adesão à Rede Nacional de Arquivos Audiovisuais do Ministério da Cultura (MinC). O órgão será o primeiro a integrar oficialmente a rede.

Durante o evento, os convidados conhecerão o Projeto Filmográfico do ArPDF, viabilizado pelo Fundo de Amparo à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF). O projeto inclui mais de mil películas, que passarão por processo de avaliação para digitalização, garantindo a preservação e o acesso ao acervo audiovisual.

A Rede Nacional de Arquivos Audiovisuais, criada em 30 de junho de 2025 e oficializada pela Portaria MinC nº 221, integra o Programa de Preservação do Audiovisual Brasileiro. O objetivo é promover a preservação de obras e acervos audiovisuais reconhecidos como patrimônios, oferecendo instrumentos para assegurar a patrimonialização tanto de obras individuais quanto de acervos sob responsabilidade das instituições gestoras.

O Arquivo Público do DF é referência nacional na preservação da memória e história, com reconhecimento do Comitê Regional para a América Latina e o Caribe do Programa Memória do Mundo da Unesco (MoWLAC). Criado em 1992, o programa busca identificar e preservar documentos e arquivos de valor histórico, incluindo fotos, textos, filmes, mapas e plantas arquitetônicas. O Fundo da Novacap, mantido pelo ArPDF, recebeu o reconhecimento de Patrimônio Documental pelo MoWLAC em 2007, consolidando sua importância na preservação cultural do Brasil.

Com informações do Arquivo Público do Distrito Federal (ArPDF)

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado