Menu
Brasília

Após polêmica envolvendo cavalo, hípica se posiciona e diz que foto está ‘fora de contexto’

Arquivo Geral

23/07/2018 17h23

Reprodução/Facebook

Raphaella Sconetto
raphaella.sconetto@grupojbr.com

Horas após a divulgação da foto em que um cavalo da Escola de Equitação da Hípica aparece pintado por crianças viralizar, a Sociedade Hípica de Brasília (SHB) se posicionou. Em nota, instituição alegou que a imagem está circulando sem o ‘devido contexto’ e afirmou repudiar ‘qualquer tipo de maus-tratos ou exploração de cavalos e éguas.

De acordo com a SHB, a colônia de férias é realizada há quatro anos. Crianças e adolescentes com idades entre três e 14 podem participar. “São realizadas brincadeiras típicas de qualquer colônia de férias (pique-esconde, queimada, etc), incluindo algumas atividades que envolvem cavalos. Para a nossa colônia, são utilizados os cavalos do nível infantil, ou seja, cavalos com comportamento absolutamente dócil e previsível”, explica.

Conforme a nota, as atividades envolvem alimentação, cuidados básicos e limpeza dos animais, de forma que as crianças se aproximem do cavalo. “ As crianças passeiam com os animais, aprendem a alimentá-los com ração e feno, escovam os pelos, dão banho e podem acariciá-los”, esclarece.

A Sociedade Hípica informou ainda que a tinta oferecida para a tintura do animal era atóxica e à base de água – tinta guache – e que a atividade foi idealizada junto com a pedagoga e aprovada pelo veterinário que atende os animais da escola. “Essa atividade produz efeitos positivos, pois as crianças se aproximam de forma mais natural do cavalo, e as que estão receosas perdem o medo”, alegam.

A nota continua dizendo que, “se abordada de maneira correta e respeitosa, a atividade é extremamente positiva tanto para as crianças, por promover uma aproximação lúdica com o cavalo, quanto para o animal, que sente a pintura como um carinho. “Importante frisar que temos ampla experiência e vivência na interpretação de sinais e linguagem emitida por cavalos e éguas, de forma que podemos afirmar que não houve ali qualquer sinal de descontentamento do animal”, enfatiza.

A Sociedade Hípica de Brasília garantiu que um laudo técnico atestou que a tinta é inofensiva ao cavalo.

Laudo veterinário atestando bem-estar de cavalo. Foto: Reprodução

“A postagem de uma foto do cavalo à espera da ducha após a pintura, ou seja, fora de seu real contexto e sem mencionar o que estava acontecendo de fato na ocasião, não mostra o compromisso da escola com as boas práticas e o amor aos nossos animais, tampouco o carinho que o cavalo estava recebendo das crianças. Além disso, afirmando nosso compromisso com a saúde e bem estar dos animais, a escola frequentemente adota cavalos resgatados das ruas, dando-lhes cuidados não só físicos e veterinários, como afeto e carinho, vindos principalmente de nossos alunos e nossa equipe”, justificam em nota.

Por fim, a SHB diz que já recebeu a visita dos órgãos responsáveis – Ibama e Ibram – e que está prestando todas informações necessárias para esclarecer o caso.

Divulgação

Relembre o caso

O que era para ser uma atividade lúdica acabou se tornando polêmica nas redes sociais. Um cavalo foi pintado e rabiscado por crianças que participavam da colônia de férias da Escola de Equitação da Hípica, no Setor Hípico, próximo ao Setor Policial . O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) estiveram no local e não constataram maus-tratos. A colônia de férias terá cinco dias para justificar a atividade para, depois, os órgãos tomarem uma medida.

A denúncia veio à tona após a publicação da advogada e membro da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF), Ana Paula Vasconcelos. A ativista recebeu as fotos na sexta-feira (20) e logo enviou aos órgãos responsáveis. “A atitude, além de poder ser considerada crime de abuso ou maus-tratos de animais, é altamente reprovável. Existem outras formas de trabalhar de forma pedagógica a interação entre crianças e animais”, aponta.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado