O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, se reuniu na tarde desta segunda-feira (14) com o ministro do Esporte, Orlando Silva, que realiza visita às 12 cidades-sede dos jogos da Copa do Mundo de 2014, seguindo a orientação da presidenta Dilma Rousseff. O governador garantiu que as obras no Estádio Mané Garrincha estão em andamento e terminarão até dezembro de 2012, a tempo de sediar a Copa das Confederações, em 2013. A capital segue na disputa para receber a abertura do Mundial de 2014.
“Estamos acelerando tudo para que Brasília esteja a frente nessa agenda da Copa do Mundo, provando que tem todas as condições de sediar a abertura”, assegurou o governador Agnelo Queiroz.
O projeto em andamento prevê que o Mané Garrincha tenha 70 mil lugares, adequado para a cerimônia de abertura. Se a Fifa decidir não realizar o evento na capital federal, o estádio terá sua capacidade reduzida à metade. A expectativa é a decisão sobre a cidade onde ocorrerá a abertura seja tomada até o mês de julho. Após revisão do novo governo, o custo da obra do Mané Garrincha caiu de R$ 700 milhões para R$ 600 milhões.
“Brasília está no caminho certo para a preparação da Copa”, avaliou o ministro Orlando Silva.
Outro plano em curso é o de reduzir o gargalo do Aeroporto JK, com um novo terminal, destinado ao transporte de cargas. Essa medida atenderá às exigências da Fifa e, ao mesmo tempo, é estratégica para o desenvolvimento econômico do DF e região. Além do segundo aeroporto, o GDF fará obras para melhorar o acesso ao JK.
Durante o encontro, Agnelo Queiroz apontou ainda outras vantagens da realização da abertura dos jogos em Brasília, como a segurança pública eficiente e o fato de haver na cidade embaixadas, que podem fornecer apoio logístico e segurança aos chefes de Estado que participarem da festa. Outra particularidade da capital é que as obras a serem feitas são públicas, o que permite ao GDF planejar o calendário de execução e, após a Copa, abrir processos de concessão para utilização do estádio.
Brasília é o quarto destino do ministro, que já passou por São Paulo, Cuiabá e Salvador. A visita também foi uma cortesia, pois foi a primeira vez que Orlando Silva encontrou o novo governador do DF, Agnelo Queiroz.
Centro Internacional de Mídia
O governador Agnelo Queiroz apresentou no dia 31 de janeiro ao Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 a proposta para que Brasília sedie o Centro Internacional de Mídia. Ele assumiu pessoalmente o compromisso de atender a todas as exigências para que 3.500 profissionais de imprensa do mundo inteiro tenham a capital do país como base da cobertura. A expectativa é de que, ao sediar o centro, a capital atraia uma injeção de investimentos de cerca de R$ 1 bilhão.
De acordo com a carta, “Brasília é a cidade ideal para sediar o Centro Internacional de Mídia. É uma capital moderna, bem estruturada, com localização privilegiada no país e de fácil acesso”. A proposta é que o centro de mídia fique no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, o Expobrasília. Se o projeto for aceito, o local será reformado, ampliado e passará a oferecer, além da infraestrutura para acomodar a imprensa, estrutura tecnológica de transmissão de informações, com total conectividade e sem custos para a Fifa ou para os usuários.
A comissão de avaliação visitará no dia 24 de fevereiro a capital federal, que concorre com Rio de Janeiro e São Paulo. A Fifa TV, sediada na Alemanha, fará a análise técnicas das candidaturas e definirá até junho em que local ficará o Centro Internacional de Mídia.