Atualizada às 11h04
O Aeroporto Internacional JK vive mais um dia de confusão. Até às 11h, discount visit this segundo a Rádio CBN, order pelo menos 27 vôos tinham sofrido atrasos, drugs dez a mais que na manhã de ontem. Dois vôos da TAM foram cancelados, mas a companhia não informou os motivos.
Os atrasos, em média, duram duas horas, mas um avião que deveria partir as 5h para Guarulhos (SP) ainda não decolou porque está retido no aeroporto de São Luís (MA). Além disso, aviões que viriam de Uberlândia, Natal e São Paulo, estão com a chegada atrasada.
Depois de entrarem em pane ontem, os painéis do aeroporto de Brasília voltaram ao normal e a registrar os atrasos. O sistema de comunicação da Infraero no Aeroporto JK voltou a funcionar. Os salões de embarque continuam lotados, mas a maior parte dos passageiros se preparou para enfrentar o problema e trouxeram garrafas de água e comida.
A operação padrão dos controladores de vôo, que passaram a controlar 14 vôos por hora, conforme as normas internacionais, também provoca atrasos nos Aeroportos de Congonhas, em São Paulo, Cumbica, em Guarulhos, Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, Tancredo Neves, em Belo Horizonte, Salgado Filho, em Porto Alegre, Guararapes, em Recife, e Vitória.
Ontem, o ministro da Defesa, Waldir Pires, admitiu que a situação pode demorar até dois meses para voltar ao normal. Ele propôs o reaproveitamento de controladores aposentados para conter os atrasos.
Neste momento, ocorre uma reunião entre representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Infraero e o Comando da Aeronáutica para discutir a limitação de vôos de aviões de pequeno porte como táxis aéreos e jatos particulares no espaço nacional, com prioridade para decolar e pousar para aeronaves de grande porte, além da carga de trabalho dos controladores de vôo.
Depois do encontro, no Rio de Janeiro, a Anac deve fazer um pronunciamento. Ontem à noite, a Aeronáutica emitiu notificação aos pilotos de todo o País para restringir os horários para vôos de aeronaves pequenas no espaço controlado pelo Centro Integrado de Defesa e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta 1). Das 7h30 às 12h e das 17h às 20h, horários de maior movimento, pousos ou decolagens desse tipo de avião estão proibidos.