Menu
Brasília

Administração de Brazlândia remove obras de Francisco Galeno

Ação que retirou as obras da beira do lago Veredinha é realizada pela Novacap, mas sob solicitação da administração regional

Willian Matos

13/07/2021 10h13

Foto: arquivo/Agência Brasília

Nos últimos dias, a Administração Regional de Brazlândia tem removido obras do artista plástico Francisco Galeno que estavam localizadas nas calçadas às margens do lago Veredinha, ponto turístico da região. A retirada faz parte de uma revitalização na orla do lago que será realizada pela administração.

A remoção causou revolta em alguns moradores da região. A Novacap é quem executa a obra, mas, em resposta ao Jornal de Brasília, o órgão disse que “executou a obra sob solicitação da Administração Regional”.

A Secretaria de Cultura, por sua vez, afirmou que, nesta terça (13), deve mandar o secretário Bartolomeu Rodrigues e o governador em exercício Paco Britto ao local “para avaliação da obra e anúncio de possíveis medidas”.

Até a última atualização desta reportagem, a Administração Regional de Brazlândia não havia retornado aos contatos.

Francisco Galeno

Nascido em Parnaíba-PI, Francisco Galeno chegou ao Distrito Federal em 1975 e se criou em Brazlândia. Ali, montou um ateliê acabou se tornando um dos artistas plásticos mais renomados não só do DF, mas também de todo o Brasil. Além de pintor, Galeno já criou esculturas, roupas, instalações. O artista já chegou a desenhar uma camisa para o time do Brazlândia, com design semelhante às calçadas que foram retiradas recentemente:

Camisa deu identidade ao clube. Foto: Divulgação

Conheça as principais exposições individuais e os prêmios conquistados pelo artista

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado